Logística Integrada: quais os seus benefícios?

Category:

Logística integrada

Com a mudança do perfil dos consumidores, que cada vez mais buscam por qualidade, preços mais competitivos e o aprimoramento da experiência de consumo, o valor da logística como área estratégica dentro das organizações vem sendo notado por um número cada vez maior de gestores.

Logística integrada

Essas demandas exigem que as empresas se adequem, reduzam custos e tornem os processos mais ágeis. Nesse cenário, a logística integrada surge como uma poderosa solução para ajudar a gestão a alcançar esses objetivos e aprimorar o processo de distribuição como um todo.

Interessado(a) em acompanhar essa tendência? Hoje falaremos sobre o que é a logística integrada, como ela funciona, quais as suas principais vantagens e como aplicá-la nas empresas. Confira!

O que é a Logística Integrada? Como funciona?

Logística integrada

A logística integrada é uma metodologia que permite interatividade e integração entre os processos e setores da organização ao gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais estratégica.

Antigamente, a logística lidava apenas com processos mais operacionais, como a gestão de estoques, a movimentação e o transporte. Por meio da logística integrada, a atuação desse setor passa a envolver compras, armazenamento, diversos processos produtivos e o acompanhamento das atividades de fornecedores e clientes para que a integração seja da forma mais ampla possível.

Até mesmo o fluxo de informações criadas ao longo da cadeia de distribuição é gerenciado pela logística integrada!

Podemos dividi-la em três setores distintos, sendo eles:

Movimentação de matérias-primas: esse setor trabalha com a entrada e a saída de insumos (matérias-primas). Aqui, a gestão precisa evitar as perdas de materiais para minimizar desperdícios. Este setor também se encarrega de encontrar a melhor forma de realizar o transporte e a distribuição das matérias-primas, garantindo a qualidade no serviço.

O gestor deve estar em contato constante com fornecedores para acelerar o processo de produção sempre que necessário, evitando atrasos por meio do controle do tempo de chegada dos materiais.

Circulação das matérias-primas: o profissional encarregado deste setor também tem a função de desenvolver estratégias que visem acelerar a linha de produção.

De forma similar à movimentação de matérias-primas, aqui o gestor também controla o desperdício, evitando a falta de materiais essenciais para a continuidade do processo produtivo.

Ao lidar também com o deslocamento dos itens, esse profissional se torna responsável pelo tempo consumido nessa etapa do processo logístico a fim de torná-la mais eficiente e produtiva e evitar atrasos.

Transporte e distribuição: após produzidos, as mercadorias precisam chegar ao consumidor, não é mesmo? Essa movimentação deve ser feita de forma eficiente, com baixo custo e que satisfaça as expectativas do consumidor. Podemos dizer que essa é a etapa final da logística integrada, pois aqui o produto é enviado ao seu destino.

Dessa forma, a logística integrada zela pela distribuição dos produtos em excelentes condições, sempre garantido qualidade e agilidade e priorizando uma boa experiência ao cliente.

Aplicar a logística integrada nas empresas requer boa comunicação. Afinal, para promover uma verdadeira integração e alcançar seus benefícios, é necessário manter um fluxo contínuo, claro e objetivo das informações sobre os processos, garantindo que as áreas tomem decisões mais acertadas com agilidade. Um exemplo disso é quando o setor de compras acompanha os níveis de estoque, sabendo o momento de acionar o fornecedor para repor os produtos na quantidade certa, atendendo à demanda e evitando faltas e excessos.

Quais são as vantagens da logística integrada?

Logística integrada

Contar com uma empresa de logística que adote medidas de logística integrada traz diversos benefícios ao seu negócio, tais como:

Melhoria na gestão de materiais: a gestão de estoque é fundamental para garantir o suprimento da demanda à medida que se reduzem os custos operacionais. Na logística integrada, a administração começa no setor de compras (com as aquisições adequadas), estendendo-se até a chegada do pedido ao cliente. Acompanhar cada etapa permite que o gestor identifique as falhas e as ações necessárias para otimizar o fluxo dos produtos.

Agilidade nos processos: por meio do compartilhamento de informações, é possível alcançar melhorias na comunicação que tornarão os processos mais ágeis, reduzindo a incidência de falhas e erros. Desta forma, as decisões passarão a ser tomadas com base e informações amplas e confiáveis, promovendo ainda mais agilidade e aumentando as chances de criação de um diferencial competitivo que irá conferir destaque à empresa.

Aumento da produtividade: a identificação de falhas e a tomada de ações necessárias para otimizar o fluxo de produtos ajuda a identificar o melhor método de trabalho, promovendo melhorias no ambiente e a eliminação de etapas desnecessárias, levando a aumentos consideráveis na produtividade e na eficiência das equipes envolvidas no processo logístico!

Redução de custos: o aumento da produtividade, a diminuição de erros e da necessidade de retrabalhos, a redução de desperdícios e tantas outras mudanças positivas levam a reduções de custos em cada processo individual da logística que, quando somadas, representam uma grande otimização do caixa da sua empresa, permitindo que você possa investir mais no crescimento do seu negócio como um todo.

Criação de vantagem competitiva: ao aprimorar os produtos e serviços oferecidos ao cliente, bem como a rapidez e a precisão na tomada de decisões, a logística integrada confere um grande potencial competitivo à sua empresa, que será um diferencial frente ao mercado. Desta forma, a sua empresa ganhará maior destaque e renome, consolidando-se no seu setor de atuação.

Para tal, conte com a experiência e profissionalismo de parceiros de logística como a DiAvanti, que se refletem em um serviço de logística integrada que será um diferencial para que a sua empresa mantenha a competitividade no mercado.

A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! Nossas soluções incluem a armazenagem e o transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência! Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!

Gostou de saber mais sobre logística integrada? Siga o nosso blog e o nosso LinkedIn para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até mais!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Você está precisando de serviços de TRANSPORTE e LOGÍSTICA? Envie uma mensagem 😉
Powered by