Logística no e-commerce: como funciona?

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Logística no E-commerce

Com os grandes avanços tecnológicos e o aumento da acessibilidade à internet, o setor de e-commerce experimentou um crescimento notável em escala global. Com o e-commerce ganhando cada vez mais destaque, adequar-se a esse setor torna-se uma necessidade a muitos negócios.

Logística no E-commerce

A satisfação do cliente é um fator determinante para o crescimento de qualquer empresa no setor de e-commerce, ainda mais do que estratégias de divulgação. A melhor forma de abordar essa questão é por meio do aprimoramento do serviço de logística no e-commerce, visto que uma boa entrega garante a satisfação dos clientes e, por conseguinte, sua fidelização.

Na conversa de hoje iremos falar sobre como funciona a logística no e-commerce, quais as suas etapas e muito mais! Ficou curioso(a)? Venha conosco e saiba mais!

O que é a logística no e-commerce? Como funciona?
Logística no E-commerce

A logística no e-commerce pode ser definida como a parte do gerenciamento de uma loja virtual encarregada de planejar e controlar o armazenamento e fluxo dos produtos, bem como as informações relativas a eles, desde seu ponto de origem até seu destino final.

Seu funcionamento engloba as seguintes etapas:

Controle de estoque: aqui são tomados cuidados como analisar se o tipo de produto estocado precisa de algum cuidado adicional no seu armazenamento, como temperatura do ambiente, luminosidade e tempo máximo para permanecer no estoque.

Nessa etapa também é muito interessante fazer controles regulares de todas as entradas e saídas, mantendo o inventário do estoque sempre atualizado e garantindo que não haja falta ou excesso de produtos. Além disso, o controle de estoque também permite que o empresário verifique quais produtos possuem maior demanda e quais estão encalhados e comprometendo o espaço físico disponível.

Embalagem: além de garantir a proteção do produto durante o serviço de logística, a embalagem também atua como um cartão de visitas da empresa, sendo um poderoso instrumento de marketing.

É importante que as embalagens sejam apropriadas para cada produto. Boas práticas de embalagem, como o envio de produtos desmontados, devem ser levadas em consideração aqui.

Escolha da empresa de logística: ainda que a entrega seja feita por uma transportadora terceirizada, aos olhos do cliente, a responsabilidade sempre é do vendedor. Por isso, a escolha de empresa de logística é uma etapa de extrema importância, sendo determinante para o sucesso ou para o fracasso do negócio.

Um dos pontos mais importantes na hora de firmar parceria com uma empresa de logística é verificar se os serviços oferecidos contam com monitoramento 24/7. Bons parceiros de logística como a DiAvanti contam com serviços de rastreio que permitem que tanto o vendedor quanto o cliente final monitorem o status da mercadoria, desde sua saída do estoque até a entrega na casa do comprador final.

Esse tipo de controle também permite verificar o cumprimento dos prazos de entrega, que é um fator determinante para a satisfação e fidelização do cliente.

Logística reversa: quando se trata de serviço de logística no e-commerce, devoluções ou trocas de produtos são extremamente comuns. Os primeiro passos aqui se referem a deixar as políticas de troca e devolução bem visíveis em seu site para evitar enganos e contar com um bom serviço de atendimento ao consumidor.

É importante que a empresa de logística encarregada do transporte das suas mercadorias tenha boas políticas quanto à logística reversa, dado quão recorrente essas solicitações podem ser.

Verifique se os processos de logística reversa do seu parceiro são padronizados a fim de reduzir erros e garantir agilidade.

Dicas de logística para empresas de médio e pequeno porte

Logística no E-commerce

Lidar com a logística pode ser extremamente complexo, especialmente para empresas novatas no ramo de e-commerce. Para facilitar a relação entre fornecedor, transportadora e cliente e aumentar as chances da sua empresa crescer, iremos fornecer algumas dicas muito importantes. Confira!

1 – Evite atrasos no prazo de entrega: atrasos ou falhas na entrega podem, muitas vezes, causar a perda do cliente. A eficiência no serviço logístico é fundamental aqui, a fim de garantir que o produto seja entregue no prazo previsto.

Após a confirmação da realização do pedido e a confirmação do pagamento, é importante que o lojista providencie a separação da mercadoria, embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador.

Lembre-se: não prometa a entrega em prazos que não podem ser cumpridos!

2 – Preze pela comunicação com o cliente: ofereça ao cliente o máximo de informações possível. Dados como comentários de outros clientes, rastreio de produtos, informações sobre preço – inclusive de entrega – e valor do frete devem estar sempre explícitos. Conte com um serviço de atendimento ao consumidor que procure responder às mensagens, solicitando informações, antes, durante e depois de realizar as vendas.

3 – Fique de olho nos indicadores de desempenho: os indicadores-chave de performance são utilizados para avaliar o desempenho de processos e identificar os aspectos que precisam ser melhorados. O On Time in Full (OTIF) mede a eficácia no cumprimento de prazos e a eficiência dos processos de atendimento. A Acuracidade do Inventário serve para medir a diferença entre o estoque físico e a informação que consta no sistema de controle de estoque. O Order Fill Rate (OFR), por sua vez, mede o tempo necessário para o processamento do pedido.

Dada a importância da logística para o funcionamento do e-commerce, é de suma importância que a empresa de logística escolhida para fazer o transporte dos seus produtos conte com muita experiência e profissionalismo. Parceiros de logística como a DiAvanti possuem essas características, fornecendo um serviço de logística de qualidade que será um grande diferencial para a sua empresa.

A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas. Trabalhamos com armazenagem e transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência. Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!

Gostou de saber mais sobre logística no e-commerce? Siga o nosso blog para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até mais!

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