Transporte e logística para e-commerce

Category:

Diante do quadro causado pela pandemia do novo coronavírus, cujos impactos foram sentidos por todas as indústrias e pela economia mundial como um todo, o e-commerce vem rapidamente se mostrando como a melhor forma de o comércio enfrentar a crise.

Logística para e-commerce

Segundo pesquisas recentes, já nos primeiros meses da pandemia do coronavírus, o segmento de e-commerce vem mostrando um crescimento de até 40%, reforçando a eficácia dessa modalidade de comércio frente às restrições impostas pela pandemia.

A fim de entendermos melhor os motivos dessa alta demanda pelo setor de e-commerce, hoje conversaremos sobre como funciona a logística para e-commerce, quais os cuidados que as transportadoras devem ter durante a pandemia, quais são as regras a ser seguidas para ter uma boa logística para e-commerce e qual a importância do outsourcing nesse processo. Confira!

Quais os principais benefícios do e-commerce? Qual o papel do outsourcing nesse processo?

Logística para e-commerce

Ao observarmos o aumento na demanda do setor de e-commerce durante a pandemia de coronavírus, o mais aparente dos motivos para tal é o fato de que o e-commerce não precisa manter estabelecimentos físicos para funcionar, pois os produtos são entregues diretamente na casa dos compradores. Em tempos como os da pandemia de coronavírus, em que algumas cidades impõem medidas de restrição, como o fechamento de comércios, o e-commerce mantém seu funcionamento normal.

Outras razões incluem:

Custos operacionais menores: dispensar estabelecimentos físicos implica custos menores em relação a estoque, comissões de vendedores, reformas, aluguel etc. É possível reduzir ainda mais os custos com a terceirização do serviço logístico, resultando em maior lucratividade para o empresário e preços mais em conta para o consumidor.

Agilidade: em nossa sociedade atual, tempo é um recurso escasso e precioso, não é mesmo? No e-commerce, o cliente pode comparar preços e modelos de mercadorias rapidamente, economizando tempo.

Outsourcing: sem dúvidas uma das maiores vantagens de apostar no setor de e-commerce, pois além da terceirização dos serviços logísticos ser bem mais em conta, nem sempre uma empresa possui condições de ter um setor próprio de logística para e-commerce.

Outsourcing logístico significa contratar uma empresa de logística terceirizada para fazer o transporte das suas mercadorias. Com a terceirização de serviços logísticos, a sua empresa evita gastos com equipamentos, funcionários e muito mais. Além disso, ao contar com um parceiro especializado como a DiAvanti, é possível garantir a qualidade na prestação desse serviço e, consequentemente, o aprimoramento da experiência do cliente!

Quais são os principais cuidados que as transportadoras devem ter durante a pandemia?

Logística para e-commerce

Para que o transporte das mercadorias ocorra da melhor forma possível, é necessário saber se a empresa de logística contratada toma alguns cuidados, tais como:

Evitar atrasos: entregar as mercadorias nas datas estimadas é essencial para garantir a satisfação do cliente, em especial durante a pandemia, quando há maior demanda. Descumprir prazos pode levar o cliente a não comprar novamente com a sua empresa.

Higienização: instruir os motoristas a fazer a higienização do volante, do câmbio, do freio de mão e painéis com álcool 70% (ou maior) é essencial para evitar o contágio.

Invista em EPIs: equipamentos de proteção individual como luvas e máscaras devem ser distribuídos para evitar a contaminação dos caminhoneiros ou das cargas.

Pernoite: os motoristas devem evitar pernoitar em locais abertos, como postos, dando preferência a hotéis.

Forneça álcool em gel: esse produto é essencial para que os motoristas higienizem suas mãos sempre que tocarem em algo.

Limpeza: a dedetização e a limpeza dos caminhões devem sempre estar em dia para evitar o contágio com os produtos

Evite contato: cumprimentos como beijos, abraços e apertos de mão devem ser evitados pelos motoristas, pois são formas de disseminação do vírus.

Quais são as regras a ser seguidas para ter uma boa logística para e-commerce?

Logística para e-commerce

A fim de garantir a eficácia do transporte para e-commerce, é preciso levar alguns elementos fundamentais em conta, tais como:

Minimizar as diferenças de estoque: quando há diferenças entre o estoque físico e o que é oferecido ao cliente, o consumidor pode, em vez de receber os produtos, se deparar com uma mensagem informando que a mercadoria está em falta. Isso quebra a confiança do cliente, que buscará a concorrência.

Para evitar isso, confira o inventário do estoque frequentemente e faça um controle regular das entradas e saídas.

Classifique os produtos adequadamente: produtos possuem diferentes ciclos de vida. Alguns precisam ser rapidamente reabastecidos, alguns possuem vendas mais periódicas e outros, não vendem. Descontos, preços e queimas de estoque ajudam a manter o fluxo constante de produtos.

Evite erros de expedição: o recebimento de mercadorias erradas pode computar quantidades a mais ou a menos de produtos, enquanto erros no endereçamento podem gerar erros no momento de coletar os produtos. O uso de ferramentas administrativas adequadas para o inventário, como softwares de controle, é essencial para evitar esses erros.

Atenção às embalagens: além de influenciar no peso (e, consequentemente, no custo) do produto, a embalagem é uma valiosa ferramenta de marketing que mostra a sua marca. Sua função mais importante é a proteção, então invista em embalagens que evitem danos aos produtos.

Escolha bem a empresa de logística: é importante que a empresa de logística escolhida para fazer o transporte dos seus produtos saiba adotar as estratégias adequadas para cada processo a fim de prestar um serviço de qualidade.

A experiência e profissionalismo de parceiros de logística como a DiAvanti se refletem em um serviço de logística de qualidade que será um diferencial para que a sua empresa mantenha a competitividade no mercado.

A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! Nossas soluções incluem a armazenagem e o transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência! Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!

Gostou de saber mais sobre transporte e logística para e-commerce? Siga o nosso blog e o nosso LinkedIn para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até mais!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Você está precisando de serviços de TRANSPORTE e LOGÍSTICA? Envie uma mensagem 😉
Powered by