DiAvanti empresa de logística: conheça nossas licenças em logística

licencas-em-logistica

Para que qualquer carga que cause impacto ambiental seja transportada, é necessária uma licença. Portanto, quando falamos sobre licenças em logística, tenha em mente que, sem elas, o transporte de cargas poderá encarar grandes problemas (principalmente judiciais).

Mas, afinal, você sabe como é feito o licenciamento em logística? A seguir, daremos mais detalhes sobre o tema!

licencas-em-logistica

O que são as licenças em logística?

Como dito acima, licenças são como “permissões” para que a empresa de logística possa realizar o transporte de determinadas cargas, contribuindo para a otimização de seu desempenho logístico.

Nesse sentido, podemos citar o transporte de artigos perigosos, produtos químicos controlados, armamentos, entre outros. Cada licença deve ser adquirida por um determinado órgão governamental, e sua ausência impede que a empresa de logística transporte qualquer um destes produtos.

Vale ressaltar que, ao obter uma série de licenças, a empresa poderá contar com uma maior variedade em suas demandas, garantindo benefícios e otimizando sua gestão logística.

licencas-em-logistica

Quais licenças a DiAvanti logística possui?

De fato, há uma série de licenças em logística obrigatórias, e a DiAvanti possui as principais! Abaixo, citaremos as de maior importância, junto a uma pequena explicação das mesmas.

 

  • Polícia Federal: com o objetivo de combater o tráfico, o transporte de produtos químicos é controlado pela PF. Substâncias usadas no refino ou fabricação de drogas e entorpecentes (principalmente os que causam dependência psíquica ou física) são controladas e catalogadas pela Polícia Federal.

Para comprar ou o transportar estes e demais produtos restritos, a empresa de logística deve ter o Certificado de Licença de Funcionamento, que possui validade de um ano e deve ser renovado antes de seu vencimento.

  • Ibama: a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos é um documento emitido pelo Ibama. É obrigatório no transporte marítimo e no transporte interestadual de produtos perigosos (seja terrestre ou fluvial).

Transportadoras que realizam a atividade dentro de um único estado ou do Distrito Federal estão sujeitas às regras ditadas pelo seu órgão estadual de meio ambiente em vez do Ibama.

A emissão dessa licença é gratuita, todavia, a depender da atividade declarada e do porte da pessoa jurídica, a mesma pode se tornar passível do pagamento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).

  • CETESB: para o transporte de produtos químicos, o documento formal expedido pela CETESB é o Certificado de Dispensa de Licença, instrumento utilizado para formalizar a dispensa de licenças para empreendimentos não passíveis de licenciamento pela CETESB regularmente existentes.
  • Exército Brasileiro: visando a garantia de controle da segurança social, para realização do transporte de produtos explosivos ou usados na fabricação de bombas e armas de destruição em massa, se faz necessário o Certificado de Registro junto ao Ministério da Defesa.

O documento tem validade de dois anos e habilita a empresa de acordo com suas necessidades de uso, devendo também ser renovado antes de seu vencimento.

  • Anvisa: para realizar o transporte de medicamentos, a empresa deve obter Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) junto à Anvisa. Caso entre os medicamentos transportados existam medicamentos que contenham substâncias sujeitas a controle especial, a transportadora, além de obter AFE, deverá também obter Autorização Especial (AE).
  • Vigilância Sanitária: a Licença Sanitária é um documento emitido pelo órgão de Vigilância Sanitária que autoriza o funcionamento ou a operação de atividade específica em estabelecimentos sob vigilância e controle sanitário, sendo as várias atividades licenciadas no mesmo documento.

licencas-em-logistica

Além das licenças citadas acima, a DiAvanti também é licenciada pela Polícia Civil de SP, Sassmaq, DUN & Bradstreet, Mercosul e AEO (Authorized Economic Operator).

 

Ausência de licenças em logística: quais são os impedimentos?

Ainda que a empresa exerça um ótimo serviço no transporte de cargas e conte com um bom planejamento logístico, estará muito limitada com a ausência de licenças.

Lembre-se de que as licenças são medidas de segurança e, por isso, se tornam essenciais para que a empresa desempenhe uma maior variedade de transportes.

O fato é que há uma enorme variedade de produtos que necessitam de licenças para serem transportados. Se a empresa não as possui, mas planeja realizar transporte, poderá enfrentar problemas judiciais, acarretando uma série de outras complicações.

Tendo isso em mente, é de extrema importância licenciar-se e evitar dores de cabeça.

Logística reversa e sua importância nas licenças

No momento, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) exige que empresas de logística implementem a logística reversa para realizar seus trabalhos com uma vasta gama de produtos. Entre eles, podemos citar embalagens de bebidas, pneus inservíveis, óleos lubrificantes usados, dentre outros.

Em outras palavras, devido à introdução de legislações voltadas à proteção ambiental, a logística reversa passou a ser condicionante para que as empresas obtenham o licenciamento ambiental.

DiAvanti – uma empresa de logística licenciada!

A DiAvanti, como mencionado anteriormente, possui uma vasta gama de licenças de logística para que possa realizar o transporte de cargas com a maior variedade de produtos no mercado.

Presente de norte a sul, com 9 filiais pelo Brasil e com atendimento em todo o território nacional, a DiAvanti é uma empresa licenciada e renomada, apta a encarar os maiores desafios, oferecendo serviços de qualidade e soluções inteligentes aos seus clientes e parceiros!

licencas-em-logistica

E você, já conhecia as licenças em logística? Sabia de sua importância para o transporte de cargas? Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo, e, claro, se tem maior interesse por assuntos voltados ao mercado logístico, fique à vontade para conferir nosso blog, acessar nosso Linkedin ou entrar em contato conosco.

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Você está precisando de serviços de TRANSPORTE e LOGÍSTICA? Envie uma mensagem 😉
Powered by