Qual a diferença entre empresa de armazenagem e estocagem na logística?

Armazenagem e estocagemDentro de uma empresa de logística, é comum ouvir falar sobre armazenagem e estocagem de produtos, a ponto em que um número considerável de pessoas confunde os conceitos.

A verdade é que há diferenças entre esses termos, embora a similaridade entre ambos faça com que até mesmo pessoas experientes no ramo da logística tenham dificuldades na conceituação destes.

Armazenagem e estocagem

Para compreendermos melhor as operações de logística, é importante fazer a diferenciação entre armazenagem e estocagem. Por isso, na conversa de hoje iremos explicar o que cada termo significa e como funcionam, quais suas diferenças e qual a estratégia usada por esses processos em uma empresa de logística. Então, se quiser acabar com as suas dúvidas sobre esse tema de uma vez por todas, venha conosco!

O que os termos armazenagem e estocagem significam? Como cada um funciona?

Armazenagem e estocagem

A estocagem, ou simplesmente estoque de produtos, se refere à ação de guardar qualquer tipo de matéria-prima, produto que esteja semiacabado ou já pronto para distribuição e consumo, estando presente em diversos setores, envolvendo desde indústrias até o varejo!

Desta forma, podemos dizer que a estocagem se refere à ação de guardar itens em um estoque, que pode conter, por exemplo:

– Matéria-prima para a produção de algum produto;

– Produtos prontos para a comercialização para o consumidor; e

– Mercadorias que serão distribuídas entre filiais de uma mesma empresa.

Resumidamente, ao falar em estoque, a ideia envolve o agrupamento de produtos a ser depositados dentro de uma estrutura física.

Por outro lado, a armazenagem é um conceito muito abrangente que além de envolver processos logísticos de distribuição de mercadorias, gerenciamento do fluxo de produtos, equipamentos e tecnologias utilizados, embalagem, retirada de itens, expedição de produtos etc., também engloba a própria estocagem, sendo fundamental para qualquer processo que envolva uma cadeia de suprimentos.

Desta forma, todas as atividades desenvolvidas em depósitos, pontos de distribuição e almoxarifados fazem parte do sistema de armazenagem de uma empresa.

Para que a armazenagem possa suprir lojas, fábricas e clientes, é necessário que haja controles rígidos, como a elaboração de inventários e o levantamento dos custos do armazenamento. Ou seja, há um alto grau de complexidade estrutural, exigindo a utilização de funcionários com conhecimentos específicos sobre controle, movimentação e transporte de produtos.

Qual a diferença entre armazenagem e estocagem na logística?

Armazenagem e estocagem

Agora que você já sabe o que cada conceito significa teoricamente, é importante mostrar como essa diferença se manifesta na prática por meio de suas características e de sua relação com produtos e estruturas. Conheça as principais diferenças entre estocagem e armazenagem a seguir!

Matéria-prima e produtos:

As definições mais comuns categorizam o estoque como a ação de guardar matérias-primas e a armazenagem como a de guardar produtos finalizados. O problema é que, na prática, ambos os conceitos podem envolver a guarda de produtos acabados e matérias-primas.

Aqui cada empresa estabelece as diferenças, embora possamos ligar a armazenagem à guarda de todos os estoques, independente do material a ser estocado.

Dinamismo:

Enquanto o estoque tende a ser mais estático, a armazenagem envolve grande quantidade de dinamismo, com controle, cálculos, movimentação, transporte e inventários, além de levar em conta que seus processos acontecem de forma rápida, demandando alta flexibilidade. Desta forma, os profissionais de armazenamento precisam estar prontos para gerir as movimentações com total agilidade.

Abrangência:

Como citado anteriormente, as funções da armazenagem abrangem recebimento, conferência, separação, retirada do estoque, embalagem, expedição e todas as demais atividades ligadas ao processo de entrada e saída de mercadorias, o que inclui a própria estocagem.

Estrutura:

Ainda na abrangência da armazenagem, suas atividades demandam não somente os espaços físicos dos estoques como também toda uma estrutura que inclui armazéns, prateleiras, empilhadeiras etc., além dos equipamentos necessários para fazer o controle dessas atividades, como computadores, impressoras, fichas e muito mais.

Quais são as estratégias envolvidas em cada uma dessas atividades?

Armazenagem e estocagem

No sentido estratégico, a principal diferença entre ambos os conceitos é o fato de que o estoque foca no fluxo de caixa e nas estratégias de vendas, enquanto a armazenagem possui ligação com a logística e os centros de distribuição, o que torna as estratégias para cada um completamente diferentes!

A estratégia de estocagem envolve pontos como quais mercadorias vendem mais, qual matéria-prima é a mais utilizada e quais itens não podem faltar no estoque, sempre se atentando para que mercadorias não fiquem paradas no estoque, o que geraria prejuízos.

Enquanto isso, o planejamento da armazenagem busca a maximização da produtividade, envolvendo a gestão de sistemas de controle do fluxo de mercadorias e a documentação de produtos a fim de evitar perdas e avarias, além da agilização de movimentações para que os produtos cheguem nos prazos adequados. Durante esse processo, o estoque também é organizado e gerenciado, tudo para que no final seja possível reduzir custos sem diminuição da qualidade dos produtos e serviços, garantindo a satisfação do cliente e sua fidelização.

Tendo em mente o papel da armazenagem e da estocagem, é importante que a empresa de logística escolhida para fazer o transporte dos seus produtos saiba adotar as estratégias adequadas para cada processo a fim de prestar um serviço de qualidade.

Desta forma, a experiência e o profissionalismo de parceiros de logística como a DiAvanti se refletem em um serviço de logística de qualidade que será um diferencial para que a sua empresa mantenha a competitividade no mercado.

A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! As soluções sob medida que oferecemos ao seu negócio incluem a armazenagem e o transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência! Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!

Gostou de saber mais sobre qual a diferença entre empresa de armazenagem e de estocagem na logística? Siga o nosso blog e o nosso LinkedIn para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até mais!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Você está precisando de serviços de TRANSPORTE e LOGÍSTICA? Envie uma mensagem 😉