Indicadores de performance na logística: qual a importância?
Se a sua empresa busca os melhores resultados no setor logístico, é indispensável acompanhar constantemente seus indicadores de performance, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator).
Ao acompanhar esses indicadores, você tem um controle maior de todos os processos logísticos. Com isso, é possível identificar pontos de melhoria ou oportunidades para, assim, tomar ações como: implantar medidas para aumentar a eficiência, reduzir despesas e melhorar a produtividade da equipe.
Além disso, os KPIs logísticos ajudam as empresas a tomarem decisões mais precisas para o sucesso das operações.
Siga a leitura para entender mais sobre o papel dos indicadores de performance e quais são os mais importantes na logística.
Qual a importância dos indicadores de performance na logística?
Os indicadores de performance (KPI) são medidas quantitativas e qualitativas utilizadas para avaliar o desempenho de uma empresa, setor, equipe ou processo em relação a seus objetivos e metas previamente definidos. Eles ajudam a monitorar a eficácia das operações e processos, fornecendo assim uma visão clara do desempenho da empresa em comparação aos objetivos a serem alcançados.
No caso da logística, os indicadores de desempenho apresentaram métricas que permitem avaliar o desempenho do setor para, assim, definir pontos de melhoria.
Esses indicadores podem ser definidos com base em uma série de critérios, como tempo, qualidade, produtividade, satisfação do cliente, segurança e custo, por exemplo.
Quando bem aplicados, os indicadores de desempenho logístico permitem que o gestor analise métricas como:
- Tempo médio de entrega do produto ao cliente;
- Taxa de entregas realizadas dentro do prazo;
- Tempo de atraso nas entregas, caso ocorram;
- Índice de perdas ou avarias de mercadorias;
- Taxa de devoluções de mercadorias;
- Custo total dos processos logísticos;
- Produtividade das equipes envolvidas no ciclo logístico;
- E por último, mas não menos importante, o nível de satisfação dos clientes.
Estas são apenas algumas das métricas que podem ser avaliadas a partir dos indicadores logísticos. A lista de indicadores de desempenho é infinita e pode ser aplicada em todas etapas logísticas, como aquisição, armazenagem, transporte, entrega, e muito mais.
Quais são os indicadores de desempenho logístico mais importantes?
Como você pode ver, os indicadores de performance, na logística, são uma ferramenta indispensável para identificar problemas e oportunidades de melhoria, além de acompanhar seu progresso em relação aos objetivos e metas estabelecidos.
Confira, então, os principais indicadores mais utilizados para acompanhar o desempenho logístico das empresas.
On Time, In Full (OTIF)
O termo “On Time, In Full” significa “no prazo e completo”, em tradução livre para o português. Dessa forma, esse indicador de desempenho mede a eficiência das entregas a partir dos pedidos que foram entregues no prazo, de forma completa (ou seja, sem avarias e no local correto).
Para calcular essa métrica, é preciso relacionar o número de entregas dentro do prazo com o número total de entregas concluídas. Se o indicador for muito baixo, significa que existem problemas no processo logístico que precisam ser resolvidos com agilidade.
On Time Delivery (OTD)
Esse indicador é mais simples que o OTIF (On Time In Full), pois mede apenas se o pedido foi entregue dentro do prazo acordado, independentemente de ter sido entregue completo ou não.
O diferencial do OTD é que ele permite analisar não só a eficiência da empresa nas entregas em conformidade com o prazo, mas também compreende a satisfação do cliente. Se existirem muitas entregas atrasadas, isso é um sinal de que a sua empresa não está cumprindo prazos, e isso pode representar a perda de clientes no futuro.
Tempo de ciclo do pedido (Lead Time)
O Lead Time é um dos indicadores mais importantes, pois considera o tempo que um pedido levou para ser concluído desde sua entrada no sistema até a entrega ao cliente.
Ele é importante pois abrange todos os serviços logísticos, desde o início da produção do pedido até a entrega nas mãos do cliente final. Diante disso, é possível identificar as etapas internas que mais afetam o tempo de espera do cliente (como falta de produto no estoque, por exemplo) e, com isso, trabalhar nas possíveis melhorias.
Pedidos sem incidente no caminho
Também conhecido como Perfect Order Rate (ou “Taxa de Pedido Perfeito”, em tradução livre), esse indicador apresenta dados da quantidade de pedidos que foram recebidos, enviados e entregues sem incidentes.
Os principais incidentes que prejudicam a entrega são atrasos, perdas ou avarias durante o transporte do produto. Dessa forma, para que a métrica seja precisa, é necessário fazer um levantamento de todas as ocorrências na cadeia logística. Se você tiver um bom desempenho no Perfect Order Rate, significa que os serviços logísticos estão no caminho certo.
Tempo médio de entrega
Essa métrica deve ser utilizada principalmente para estipular prazos realistas aos clientes. Afinal, como o próprio nome já diz, ela mede todo tempo necessário para que um pedido seja separado dentro do estoque, embalado, etiquetado e, por fim, despachado e transportado até chegar ao seu destino final.
Então, se todo esse processo dura 5 dias, você consegue oferecer prazos mais realistas aos clientes, considerando todas as etapas executadas antes do transporte.
Acuracidade de estoque
Esse é o indicador que apresenta informações exatas sobre os itens acondicionados no estoque da sua empresa. Ele é muito importante para compreender se há diferença entre o número de produtos que está no estoque físico e o número de produtos registrados no sistema de inventário.
Se, ao final da comparação, houver divergência nas informações, é preciso atualizá-las, colocando também onde os itens estão localizados e a data de validade, para maior precisão no controle de estoque.
Custos de logística
Indicador que engloba todas as despesas logísticas relacionadas ao produto a ser transportado, como aquisição de matéria-prima, estoque, ferramentas, movimentação, mão de obra, entre outros.
Aqui, é importante também estar atento aos gastos gerais da logística, como manutenção da frota, combustível, contratação de uma empresa de transportes e de ferramentas para monitoramento dos veículos.
Como usar os indicadores para otimizar os processos logísticos?
Usar os indicadores de performance é uma excelente maneira de otimizar os processos logísticos da sua empresa. Por meio da análise desses indicadores, nenhuma decisão é tomada às cegas.
Para que você trabalhe com eficiência utilizando os indicadores de performance, é preciso seguir alguns passos, tais como:
1. Escolher os indicadores mais relevantes para monitorar os objetivos e metas da empresa;
2. Definir uma metodologia e uma periodicidade para a coleta e análise dos dados;
3. Identificar, nas métricas, as oportunidades de melhoria nas atividades logísticas;
4. Estabelecer planos de ação para corrigir os problemas e gerenciar riscos;
5. Monitorar os resultados dos planos de ação e melhorias estabelecidos.
Todo esse processo é contínuo e deve ser realizado com uma visão estratégica para garantir a eficácia do setor logístico da empresa.
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