O que é lead time em logística e como otimizá-lo?
O conhecimento de lead time em logística tem contribuído cada vez mais na otimização das etapas de produção e distribuição. O mesmo, por sua vez, ajuda na identificação de possíveis erros em diversos processos.
Mas, afinal, você sabe do que se trata o lead time e como isso pode otimizar o desempenho em sua empresa de logística? Abaixo, vamos detalhar melhor o assunto!
Lead time em logística: o que é?
Lead time pode ser traduzido como “tempo de espera”, ou seja, o tempo desde a solicitação até o momento em que a entrega é realizada ao seu cliente. Quando falamos de lead time em logística, seu significado se amplia e torna-se um pouco mais complexo.
De maneira resumida, podemos dizer que, no ramo logístico, o lead time é o tempo que engloba desde a produção de uma mercadoria até sua transformação em produto final. Tem como objetivo obter um cálculo mais preciso sobre os processos de entrega das mercadorias a fim de melhorar a experiência do cliente.
Nesse sentido, podemos determinar como seus principais aspectos:
- o processamento dos pedidos;
- a resposta do fornecedor;
- a movimentação de insumos — como, por exemplo, do fornecedor para a fábrica — e dos produtos finalizados até o cliente final;
- os inventários;
- as linhas de produção e montagem; e
- o tráfego.
Qual a importância do lead time em logística?
No meio logístico, um dos principais objetivos é reduzir este indicador, ou seja, diminuir o “tempo de espera” ao otimizar processos e executar um bom planejamento.
De fato, o ramo logístico é elevadamente competitivo e, por isso, os períodos de espera são fator-chave para um bom posicionamento das empresas de logística no mercado.
Quanto menor o lead time, melhor! Afinal, ele não pode ser mais alto do que o consumidor estará disposto a aguardar. Pensando nisso, para evitar um possível atraso nas entregas, é necessária a análise e melhoria de demais pontos, como:
- a previsão de demanda;
- o controle de armazenagem e estocagem;
- o ciclo de vida das mercadorias;
- o tempo de transporte e determinação das rotas; e
- negociações com fornecedores.
Com isso em mente, fica claro que calcular o lead time em logística é essencial para impulsionar os serviços de sua empresa. Tendo isso em mente, abaixo separamos algumas dicas para calculá-lo.
5 dicas para calcular o lead time em logística?
Agora que você compreendeu a importância do lead time, será necessário calculá-lo. Para isso, recomendamos que você:
- Liste todos os produtos exigidos para realização de um trabalho: tudo mesmo, desde as matérias-primas utilizadas na fabricação até os demais elementos necessários nas instalações e reparos devem ser considerados!
- Tenha em mente qual será o tempo necessário para a aquisição dos itens: tal fator é determinado por uma série de aspectos, como distância entre a indústria e os fornecedores. Considere também na conta os fins de semana e feriados, já que diversas empresas realizam seus trabalhos apenas em dias úteis. Além disso, realizar uma previsão de demanda facilitará este processo.
- Escolha o elemento que possui maior prazo de entrega: com as informações dos itens que levarão mais tempo para ser entregues, estabeleça com maior tranquilidade o período total que será necessário para a finalização do produto ou serviço.
- Defina o período para a finalização: seja em dias ou horas, após realizar os processos acima, será necessário determinar quando o produto ou serviço será finalizado para definir o prazo.
- Adicione um tempo de espera para o recebimento dos produtos: calcule todo o processo até que o produto saia da fábrica, seja embalado e esteja totalmente pronto para o envio ao consumidor.
Após a realização das etapas acima, você terá um cálculo de lead time mais preciso e poderá determinar com maior tranquilidade o prazo de entrega ao seu cliente final.
Como reduzir o lead time em logística?
O uso de tecnologia na logística somado a um bom planejamento será a chave para redução do lead time! Como exemplo de sucesso neste quesito, podemos citar o Hotline, uma “modalidade de entrega a jato” que explicamos melhor nessa matéria!
Outra forma de reduzir o lead time, aumentar a eficiência dos serviços de entrega e fidelizar um cliente está associada a uma boa gestão de cadeia de suprimentos. Você também pode conferir melhor sobre o assunto clicando aqui!
Recomendamos também para que as empresas do ramo busquem se adaptar às tendências do mercado, para que não só disponibilizem um serviço de entrega mais rápido e preciso, como também otimizem demais processos internos e aumentem seus lucros.
Além disso, estabelecer de maneira mais sólida os tipos de frete contribuirá, principalmente, para o cálculo do lead time.
Caso vise não somente o cálculo e a redução do lead time, mas também a satisfação do cliente, será essencial disponibilizar a rastreabilidade de produtos, para que o mesmo se sinta mais seguro com suas compras.
Por fim, a implementação do outsourcing em uma empresa de logística possibilita que a mesma se especialize em áreas de grande necessidade interna e aprimore suas atividades. De modo geral, podemos dizer que, com isso, a empresa terá uma maior facilidade de calcular ou até mesmo reduzir seu lead time.
Conclusão
Estabelecer e buscar a redução do lead time é um dos principais fatores que ranqueiam bem uma empresa de logística no mercado, afinal, tal prática possibilita uma série de vantagens na execução de serviços, bem como aprimora a experiência do cliente.
Portanto, agora que você sabe a importância do lead time nos processos logísticos, que tal começar a pôr em prática tais conceitos em sua empresa?
E, claro, se gostou de nossa matéria e quer saber mais, veja nosso blog ou acesse nosso Linkedin! confira conteúdos exclusivos que a DiAvanti reservou para você. Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para conhecer melhor nossos serviços e entrar em contato. Esperamos por você!