O que é logística omnichannel e quais seus principais desafios?

Category:

logistica-omnichannel

Com o avanço constante das mais diversas tecnologias, é inegável que a forma como consumimos, vendemos e nos comunicados tem se transformado. Com a logística omnichannel não é diferente!

Apesar do termo ainda pouco conhecido no meio logístico, é diante de um cenário inovador que tal logística se fortifica, a fim de atender às necessidades de um consumidor mais exigente.

logistica-omnichannel

Logística Omnichannel – o que é e como funciona?

Assim como o mercado se adapta aos seus consumidores, o consumidor tende a se adaptar ao mercado. Sendo assim, podemos dizer que, hoje, o consumidor busca uma maior integração somada a uma boa experiência de compra.

Em outras palavras, a experiência do cliente deve ser a melhor possível, seja no ambiente físico ou virtual, e quando ambos estão conectados, esse objetivo se torna cada vez mais próximo.

O conceito de omnichannel trata justamente dessa conexão, ao integrar todos os pontos de contato da empresa em uma experiência de consumo única.

No ramo logístico isso não é diferente, e, por sinal, este conceito está cada vez mais presente, trazendo uma série de benefícios para cada empresa de logística que opta pela sua aplicação.

logistica-omnichannel

Aplicando o conceito de omnichannel

Imagine uma situação em que um consumidor se dirige até uma determinada loja visando comprar um calçado. No entanto, percebe que, apesar de ter o modelo que busca, na unidade não há do seu tamanho. Com a integração de serviços, isso poderá ser resolvido, afinal, basta o consumidor procurar pelo mesmo modelo no site da loja e solicitar sua entrega na unidade para que possa fazer a retirada.

Assim, concluímos que a redução do esforço do cliente facilitará sua decisão de compra, além de simplificar o processo de venda para o lojista, afinal, a loja física e virtual estarão integradas, mas, claro, irá gerar algumas mudanças substanciais na cadeia logística.

logistica-omnichannel

Os 6 principais benefícios da logística omnichannel

Com a integração de processos presente na logística omnichannel, a qualidade geral do serviço acaba se elevando. Assim, separamos abaixo seis das principais vantagens presentes nesta logística.

  • Complementa o processo de decisão de compra: ao fazer com que o cliente não necessite buscar o produto em outro concorrente, apenas mude sua solicitação pela plataforma mais apropriada.
  • Diminuição do uso de espaço físico: com a possibilidade de reduzir os estoques para atender apenas ao que for necessário.
  • Aumento no potencial de vendas e ofertas: afinal, agora o consumidor poderá atender às suas necessidades tanto de maneira física quanto virtual.
  • Redução de custos: ao evitar desperdícios ou diminuir estocagem, os custos serão reduzidos de maneira natural.
  • Fornece conhecimento integral do comportamento do consumidor: pois será possível compreender melhor sua tomada de decisão pelas plataformas de consumo.
  • Melhoria em relação à experiência do cliente com a marca: ao promover maior facilidade na obtenção de produtos, podendo até mesmo fidelizar tais clientes.

logistica-omnichannel

Os 3 principais desafios da logística omnichannel

Nem só de vantagens consiste a aplicação deste conceito na gestão logística. Diversos desafios estão presentes – e não é para menos.

De fato, uma logística omnichannel proporciona uma série de benefícios, porém, é extremamente necessário que os profissionais envolvidos estejam atentos a tais mudanças, para que possam aproveitar ao máximo cada oportunidade. Novos processos logísticos de processamento de pedido, gestão de estoques, transporte de carga, previsão de demanda e muitos outros precisarão ser reinventados.

Dentre os principais desafios, podemos citar:

  1. Gestão da logística reversa pós-venda: trata-se da devolução de produtos que retornam aos estoques da empresa por diversos motivos. Sejam defeitos, erros no processamento de pedidos ou qualquer motivo que gere a insatisfação do cliente.
    Porém, caso haja ineficiência nos canais de atendimento disponíveis, a imagem da empresa poderá ser manchada, principalmente caso o cliente encontre dificuldades na devolução do produto.
  2. Gestão de estoque: para que a logística omnichannel traga mais lucros em vez de grandes dificuldades e prejuízos, será essencial iniciar com a integração de todas as cadeias do processo.
    Logo, tanto o estoque quanto todos os pontos de venda devem ser gerenciados de maneira centralizada, além de atualizados de forma constante. O uso de um sistema de gerenciamento de armazéns será fundamental, como o WMS (Warehouse Managment System), que permite a integração de canais de vendas e a oferta de opções para a entrega do produto ao seu consumidor.
  3. Gestão de transporte: com a expansão do e-commerce, a movimentação de carga sofre alterações para atender às maiores demandas, portanto, uma demora excessiva poderá resultar na perda de vendas.
    Nesse sentido, o gerenciamento de transportes para evitar atrasos de entrega deve ser prioridade.

logistica-omnichannel

Como se adequar à logística omnichannel

O primeiro passo é compreender que as demandas nem sempre aumentam, mas se modificam. Portanto, questões como prazo de entrega e facilidade para obtenção de um produto são essenciais.

Logo, aderir a estratégias para melhorar o desempenho logístico da empresa, somadas a uma boa organização será o pontapé inicial para se adequar à logística omnichannel.

Conclusão: afinal, vale realmente a pena?

Aderir à logística omnichannel realmente vale a pena? A resposta é: Sim! Vale a pena, mas claro, com alguns poréns.

Primeiramente, deve-se ter em mente que toda e qualquer estratégia visada tem suas consequências negativas se não executadas corretamente, logo, se a empresa de logística estiver apta a impedir ou lidar com possíveis adversidades, então uma estratégia omnichannel trará resultados muito positivos.

Mas lembre-se que tal estratégia vai muito além de estar presente em todos os canais de venda ou comunicação, tem muito mais a ver com uma logística integrada para conquistar o consumidor.

E então, você já conhecia a logística omnichannel, suas vantagens e seus principais desafios?

Esperamos que tenha gostado de nossa matéria! Lembre-se: a DiAvanti traz uma série de conteúdos como este. Para acessá-los, confira nosso blog, acesse nosso Linkedin ou se tiver dúvidas ou sugestões, fale conosco. Esperamos por você!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Você está precisando de serviços de TRANSPORTE e LOGÍSTICA? Envie uma mensagem 😉
Powered by