Quais são as novas tendências em logística?
Temos visto que o setor de logística vem passando pelos mais diversos tipos de inovação, e tudo isso acontece porque existem diversos objetivos em comum para a otimização de atividades. É exatamente por meio da integração de processos gerenciais e operacionais que será possível garantir total eficiência, redução de custos e aumento da produtividade.
Por conta disso, traremos a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das novas tendências em logística para garantir o sucesso que sua empresa merece.
Quais são as principais tendências no setor de logística?
Quarteirização:
Pode parecer um nome complicado em um primeiro momento, porém a quarteirização está entre as novas tendências em logística. Com abreviação para a sigla 4PL e tradução para o inglês fourth-party logistics, o termo descreve o gestor da cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain.
Para entendermos melhor como funciona na prática, precisamos saber quais sujeitos existem antes do 4PL e suas respectivas funções:
1PL = Fornecedor
2PL = Comprador
3PL = Operador Logístico
4PL = Gestor da Cadeia de Suprimentos
Agora que já sabemos como o grupo é composto, devemos ressaltar que as atividades desenvolvidas por um profissional 4PL são mais abrangentes, tendo em vista que ele será responsável pela total integração das áreas e dos recursos envolvidos na operação. Sendo assim, podemos dizer que o responsável pelas atividades 4PL terá como responsabilidade monitorar todos os processos da operação, manter todos os envolvidos bem informados, garantir a execução da operação sem atrasos ou custos extras e implantar novas tecnologias para garantir integração entre os participantes.
Vale ressaltar que os serviços de gerenciamento da cadeia de suprimentos são tendências reais no mercado e é por conta disso que o investimento em um profissional 4PL é tão vantajoso para a empresa. Além disso, é importante destacar que o trabalho desenvolvido por esse profissional irá interferir positivamente nas ações executadas pelo 1PL, 2PL e 3PL.
Entrega antecipada:
O objetivo é um só: diminuir o tempo de espera do cliente, resultando em sua máxima satisfação. É disso que se trata a entrega antecipada, uma evolução do conceito de same day delivery, com tradução literal para o português como “entrega no mesmo dia”. É importante destacar que essa operação foi criada e patenteada pela gigante Amazon em 2014.
Esse processo está inserido nas novas tendências em logística e é realizado por meio do estudo dos algoritmos que calculam o padrão de comportamento do cliente pelo acompanhamento contínuo de suas experiências de compra. Por mais incrível que isso possa parecer, o resultado dessa operação faz com que haja a previsão das operações de saída do estoque antes mesmo de o consumidor finalizar o pedido de compra de um produto. Incrível, não é mesmo?
Isso resulta em nada mais, nada menos que melhorias no relacionamento entre cliente e empresa, até porque, em situações nas quais a logística acontece de forma perfeita, fica até difícil para o cliente não ser fiel à empresa, pois já existe confiança.
Internet das coisas:
Falamos agora mesmo a respeito de confiança, e para que esse tipo de relação seja construída entre cliente e empresa, as organizações têm buscado diversas formas de antecipar necessidades e oferecer produtos cada vez mais qualificados.
Por conta disso, vamos entender onde a internet das coisas se encaixa nessa situação. Afinal, o que esse termo significa?
Internet das coisas, que tem sua abreviação pela sigla IoT (ou internet of things, em inglês), trata-se de uma evolução tecnológica que tem como principal objetivo conectar diversos dispositivos, aparelhos e ferramentas diretamente à internet.
Dessa forma, podemos destacar o fato de que, através dessa integração de dispositivos, é possível trilhar um caminho perfeito para a otimização dos processos logísticos. E quando falamos em integração de dispositivos, estamos falando do monitoramento de cargas e rotatividade dos produtos. Dessa forma, a empresa garante total controle sobre a frota e sobre a jornada de trabalho dos motoristas, mais conexão entre os veículos, monitoramento por sensores e vídeo e garantia de entrega no tempo estipulado.
Entregas com drone:
Apesar de ser um pouco limitada, a entrega por drones está entre as novas tendências em logística para os próximos anos. Dentre as vantagens da entrega por meio de drones, está o custo e a total flexibilidade, afinal, não depende de pilotos certificados e sua operação é relativamente barata quando comparada a outros meios.
Tendo em vista a expansão desse serviço, já existem mobilizações para implantar este tipo de entrega, inclusive empresas internacionais já realizaram algumas entregas por meio desse tipo de operação. É o caso da Amazon e da 7-eleven em parceria com a startup de entregas via drone, a Flirtey. Em ambos os casos a operação foi bem sucedida.
Apesar de ser uma inovação que promete ainda mais facilidade, é importante se planejar e estar atento às questões de segurança e legalidade propostas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Impressão 3D:
Por ter sido vista como tendência para os próximos anos, a impressão 3D colabora com a redução de operações de transporte de matéria prima nas fábricas, afinal, torna-se muito mais fácil produzir o produto necessário no próprio país com essa tecnologia do que realizar a importação, livrando o cliente de precisar ter custos com frete, além de não precisar se preocupar com a chegada do produto com possíveis defeitos.
Economia colaborativa:
Também entre as novas tendências em logística está a economia colaborativa, pois, por meio da contratação de serviços terceirizados, há a colaboração com a economia como um todo. Utilizar armazéns de terceiros, alugar frotas autônomas para transporte, entre outras diversas operações, são formas de aderir ao trabalho coletivo.
Precisa dos melhores serviços de logística? Conte com a DiAvanti!
A DiAvanti conta com toda estrutura necessária para atender sua empresa de forma personalizada, sempre com foco em suas reais necessidades. Possuímos filiais em todo o Brasil e trabalhamos com monitoramento 24h para melhor atendê-lo.
Gostou de saber mais a respeito das novas tendências em logística? Então não deixe de passar por aqui toda a semana para se manter bem informado. Além disso, você pode nos acompanhar no LinkedIn para ficar por dentro de tudo que envolve o setor logístico.
Até a próxima!