Qual a importância da logística para a Black Friday?
Todo ano lojistas e consumidores se preparam para a Black Friday, que possibilita a venda de diversos produtos por um preço mais baixo. Os clientes acabam comprando mais, e as empresas precisam atender aquela demanda, principalmente para o e-commerce.
O objetivo da Black Friday é proporcionar produtos em baixo custo para que o cliente compre mais, e que a empresa receba mais lucros em cima dessas compras, ou seja, todos saem ganhando.
Você sabia que por trás da Black Friday existe um planejamento logístico para mapear e executar todos os processos? Tudo deve ser seguido à risca para garantir a melhor experiência ao cliente e o destaque de uma empresa, mesmo com a forte concorrência.
Por isso, logo a seguir confira como funciona a logística para a Black Friday em compras na internet e a importância de um planejamento antecipado. Fique de olho!
Como funciona a logística para a Black Friday?
Como sabemos, a Black Friday traz uma movimentação de compra e venda muito grande, principalmente pela internet, pois são muitas pessoas querendo comprar os produtos e muitas empresas tendo que atender a grande demanda em quantidade e frete.
Para nenhuma empresa ficar para trás nessa época e ter prejuízos, é necessário atender essa alta demanda. Se um cliente compra pela internet e seu pedido demora muito tempo para chegar, sua experiência com aquela empresa é comprometida. Além de haver grande possibilidade de o cliente não comprar novamente com aquela empresa, ainda pode engajar um feedback negativo para outras pessoas.
Veja como adotar a logística para a Black Friday.
Planejamento das vendas
Para o planejamento, são necessários dados exatos e informações precisas com muita antecedência, como estoque, frete, prazos, condições dos canais, planejamento logístico, divulgação, entre outros. Esses elementos são essenciais para preparar sua empresa, a fim de atender a alta demanda desse período de vendas.
Outros fatores essenciais a serem seguidos são:
- Servidores: é importante checar se os servidores do site da loja comportam uma grande quantidade de visitas e visualizações. Quando ele começa a cair, isso influencia negativamente a experiência do cliente, que desiste de comprar naquele site e migra para outro.
- Sondagem: verificar, dentro do mercado, quais os produtos mais procurados e quais lucram mais. Fazendo um planejamento dessas mercadorias na quantidade certa para não faltar nem sobrar, sua loja receberá destaque diante da grande concorrência.
- Descontos e promoções: definir quais produtos receberão os descontos e o cálculo do percentual. Se o produto também tiver algum cupom de desconto, é importante deixar isso claro para o consumidor, que se sentirá mais motivado para comprar nessa loja. Além disso, é fundamental planejar e divulgar promoções com incentivos para o cliente comprar.
Controle do estoque de produtos
Na logística para a Black Friday, o controle do estoque é algo muito importante para se medir. É necessário realizar um inventário antes desse período para disponibilizar uma quantidade certa de produtos e atender a alta demanda. Se faltar, pode comprometer a satisfação do cliente, mas, se sobrar demais, pode ser um desperdício para a empresa, principalmente no ramo de eletrônicos, em que sempre há uma novidade.
Com o planejamento logístico que mencionamos, é possível traçar uma quantidade que pode sim atender uma demanda maior, especialmente na Black Friday, quando há muitas promoções diferentes e muitas visitas e compras no site. A empresa, então, deve se preparar para uma demanda muito maior.
Fretes, prazos e transportes
O transporte e as frotas são, de fato, fatores que mais precisam de atenção, pois, se não houver um planejamento preciso das entregas dos produtos, isso pode gerar atrasos na entrega e reclamações dos clientes. O valor do frete, por exemplo, impacta e muito a compra do cliente no site. Não há custo-benefício algum para o cliente comprar o produto pela metade do preço, mas ter que desembolsar o dobro para o frete, por exemplo.
Dentro das promoções e divulgações, é necessário estipular a data de chegada do produto para que o cliente não se sinta lesado. Além disso, é importante contratar uma boa empresa de logística para não ter nenhum problema com a entrega dos produtos e realizar um cálculo justo do preço do frete. Se o valor do frete é o que já está dentro do mercado ou mais barato, isso com certeza vai chamar a atenção do consumidor.
O que fazer na pós-venda e logística reversa?
Com a alta demanda de venda e compra na Black Friday, acaba sendo comum o retorno de produtos, seja pela entrega incorreta de um modelo ou toda a encomenda. O atendimento na pós-venda, quando feito com atenção e de modo correto, garante que a mercadoria não volte e, principalmente, traga a fidelização e a satisfação do cliente.
Em caso de trocas dos produtos, a empresa deve implementar a logística reversa para atender certa demanda no período de Black Friday sem atrasos e erros no reenvio das mercadorias.
Nesse caso, o ideal para o seu negócio é contratar uma empresa de logística que atenda toda essa demanda, principalmente na logística reversa, para que a experiência do cliente seja a mais agradável possível.
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