Saiba como evitar atrasos de entregas no transporte de cargas
Nos últimos anos, a demanda por um bom planejamento logístico capaz de evitar atrasos de entregas no transporte de cargas vem subindo consideravelmente.
Manter o prazo de entrega é um grande diferencial para a fidelização do cliente, o que é um fator decisivo para a estabilidade do negócio diante do mercado e um dos grandes objetivos de qualquer empresário. Em tempos em que a competitividade se encontra tão alta, contar com esse diferencial confere uma vantagem considerável sobre a concorrência.
A fim de ajudar a sua empresa a se manter competitiva, falaremos hoje sobre os principais impactos dos atrasos de entregas no seu negócio, quais as principais medidas que a empresa de logística contratada deve tomar para evitar atrasos no transporte de cargas e qual a importância do planejamento logístico nesse processo. Confira!
Quais são os principais impactos dos atrasos de entregas em seu negócio?
Quando a empresa de logística encarregada da entrega dos seus produtos comete atrasos nas entregas, o seu negócio sofre diversas consequências. Algumas delas são:
Insatisfação do cliente: o respeito ao prazo de entrega é uma das características mais procuradas pelo cliente, assim como um dos principais motivos para a fidelização deste. Ou seja, é um padrão de qualidade que leva o consumidor a comprar novamente com a sua empresa no futuro.
Atrasos de entregas causam o efeito contrário, quebrando a relação de confiança com o cliente. Afinal, o consumidor deseja receber seu produto o quanto antes, não é mesmo?
Financeiro: atrasos de entregas levam ao desperdício de esforços em mão de obra e equipamentos, fazendo com que todos os processos envolvidos levem mais tempo que o esperado. Quanto mais tempo cada etapa levar, maiores serão os valores gastos em um cenário onde o ideal deveria ser a redução de custos logísticos. Sem contar a chance de ter de repetir o processo por conta de erros ou danos no produto.
Imagem da empresa: o perfil atual de consumidor deseja não somente um produto de qualidade como também um recebimento rápido.
Sendo mais instruído e consciente, ao se deparar com atrasos de entregas, esse perfil de cliente não somente deixará de comprar com a sua empresa como também irá relatar essa experiência negativa a outros consumidores, o que irá criar uma imagem negativa do seu negócio.
Quais as principais medidas a ser tomadas para evitar o atraso no transporte de cargas?
Agora que você já sabe quais as consequências do atraso de entregas, você deve estar se perguntando o que fazer para evitar esse tipo de ocorrência, não é mesmo? Continue conosco, pois iremos falar sobre isso agora mesmo!
1 – Aprimoramento dos processos internos: achar que os atrasos nas entregas sejam relacionados apenas ao transporte de cargas é um erro bastante comum. No entanto, essa etapa nem sempre é a responsável pelo descumprimento do prazo estabelecido.
Recomendamos que todos os processos envolvidos na expedição sejam analisados de forma a identificar e corrigir falhas nessas etapas. Atente-se a pontos como:
– abastecimento de estoque;
– separação adequada dos pedidos;
– cálculo do prazo de entrega;
– acomodação da mercadoria no veículo.
2 – Redução dos índices de devolução: toda vez que uma devolução é feita, o trabalho desenvolvido até o momento precisa ser refeito, refletindo em um desperdício de tempo e dinheiro.
Os motivos são variados, incluindo pedidos errados (quando o cliente pede um produto e recebe outro), mercadorias que chegam avariadas ao consumidor etc. Uma boa gestão do processo logístico é crucial para que o número de devoluções seja reduzido.
3 – Acompanhamento da entrega em tempo real: os avanços tecnológicos trouxeram a possibilidade de efetuar o monitoramento 24/7 das entregas por meio de sistemas de GPS.
Essa ferramenta permite identificar os atrasos e seus motivos com bastante agilidade, além de permitir a comunicação com o motorista e o acompanhamento de seu desempenho. Por exemplo, é possível comunicar ao condutor sobre um acidente que tenha ocorrido na rota de entrega, permitindo que ele tome outro caminho para que a entrega seja realizada a tempo!
4 – Calcule os riscos: imprevistos sempre podem acontecer. Por isso, o gestor deve sempre ter um “plano B” para lidar com eventuais problemas que possam acontecer durante o transporte de cargas, evitando assim os atrasos de entregas!
Como um bom planejamento logístico pode ajudar a manter as entregas em ordem?
Assim como no aprimoramento de processos internos, o planejamento logístico deve considerar todos os detalhes da operação para aumentar sua eficácia. Todos os fatores, tanto da logística inbound quanto outbound, devem ser planejados de forma estratégica para que funcionem corretamente.
A partir desse planejamento é possível determinar os procedimentos a ser seguidos, assim como quais serão os investimentos necessários em tecnologia. Por meio desses investimentos tecnológicos, será possível reduzir ou eliminar eventuais falhas que causam o atraso de entregas.
Além disso, o planejamento também deve incluir o modelo de gestão dos estoques, o sistema utilizado no inventário, a forma de organização e a separação dos materiais, a equipe responsável pelo planejamento de rotas, entre outros detalhes.
Para que o planejamento logístico seja feito da forma adequada, o ideal é contar com a experiência e profissionalismo de parceiros de logística como a DiAvanti. Esse conhecimento se reflete em um serviço de logística capaz de evitar atrasos que poderiam comprometer o seu negócio, criando um diferencial para que a sua empresa mantenha a competitividade no mercado.
A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! Nossas soluções incluem a armazenagem e o transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência! Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!
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