Cuidados para os caminhoneiros se protegerem do coronavírus
Com o aumento no número de casos de COVID-19 em território brasileiro, os impactos do vírus no cotidiano já são claramente visíveis, com diversos estados e municípios entrando em quarentena e investindo de forma expressiva em saúde para poder atender aos casos do novo coronavírus.
Para diminuir os riscos de contágio pela COVID-19, muitas empresas estão deixando seus funcionários em casa ou trabalhando com eficiente reduzido, o que, embora necessário, causa impactos negativos ao comércio e à economia.
No entanto, serviços essenciais como a logística não podem parar, pois sua importância é ainda maior em momentos como esse. Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre quais são os impactos do novo coronavírus na logística, a importância da higienização do caminhão durante o transporte de cargas e quais os cuidados para os caminhoneiros durante essa pandemia. Confira!
Quais os impactos do novo coronavírus na logística?
Conforme a pandemia avança, diversos serviços estão sendo suspensos nas mais diversas áreas da sociedade. A logística não é exceção aos impactos da COVID-19, visto que é um serviço que envolve uma quantidade considerável de contato, tanto com as cargas quanto com outras pessoas. No entanto, é importante lembrar que a logística não pode parar, pois é esse serviço que permite que supermercados e hospitais continuem funcionando.
Caso a logística parasse de funcionar, hospitais poderiam deixar de receber medicamentos e materiais cirúrgicos, o que inviabilizaria completamente o funcionamento desses locais tão importantes durante a pandemia. Supermercados também precisam ser reabastecidos, caso contrário, itens essenciais como comida e materiais de higiene pessoal se esgotariam, deixando milhares de famílias com fome e ainda mais expostas aos efeitos do coronavírus.
A fim de manter toda a cadeia de produção funcionando e evitar o caos social causado por essas situações, empresas de Logística como a DiAvanti buscam apoiar a população ao seguirem firme no abastecimento para que todos os serviços essenciais possam continuar funcionando!
Quais os cuidados para os caminhoneiros se protegerem do coronavírus?
Como citamos anteriormente, as entregas de produtos não podem parar. Para que a logística siga funcionando em meio à crise causada pelo coronavírus, é necessário que os caminhoneiros, que são verdadeiros heróis nesse momento, recebam a segurança necessária para enfrentar essa adversidade sem serem contaminados.
Para tal, é de suma importância que os caminhoneiros mantenham uma rigorosa rotina de higienização do caminhão, redobrando os cuidados com limpeza a fim de evitar contaminações tanto da carga quanto de si próprios.
Pensando nisso, a DiAvanti orienta seus agregados e motoristas da frota a seguir os seguintes cuidados:
– uso de máscara para os motoristas, especialmente caso estejam com sintomas como febre ou tosse;
– limpeza e dedetização do caminhão devem estar sempre em dia para evitar o contágio com os produtos;
– lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
– uso constante do álcool em gel (a cada 30 minutos ou sempre que tocar em algo);
– evitar cumprimentar pessoas de forma próxima, como com abraços, beijos ou apertos de mão;
– ao pernoitar, dê preferência a locais mais fechados, como hotéis, em vez de postos;
– beba bastante água para evitar desidratação durante as entregas;
– ao carregar ou descarregar, aguarde dentro do caminhão a fim de minimizar o contato;
– higienize bem o volante, o câmbio, o freio de mão e o painel do seu caminhão. Use, para isso, água e sabão ou álcool que tenha concentração superior a 70%;
– após usar o banheiro e lavar bem as mãos, use papel-toalha ou o cotovelo para tocar na maçaneta e abrir a porta, evitando o contato direto com esse tipo de superfície;
– utilize talheres e pratos descartáveis ou tenha seus próprios utensílios para fazer refeições na estrada. Visto que o coronavírus também passa pela saliva, caso os pratos e talheres não estejam devidamente lavados, estes poderão se tornar um vetor de contágio para a doença; e
– deixe os vidros abertos para que haja maior circulação do ar. No entanto, mantenha-os fechados ao ter contato com outras pessoas.
Além desses cuidados para os caminhoneiros, é importante lembrar que, dependendo da carga, esta pode ter tido contato com várias pessoas durante o trajeto, aumentando consideravelmente o risco de contaminação durante o manuseio. Por isso, é bom evitar o contato direto com a carga. No entanto, independente da carga transportada, sempre higienize suas mãos e as áreas que entraram em contato com os produtos a fim de minimizar as chances de contrair não só o coronavírus como também qualquer outra doença.
Tendo em mente o papel da logística durante a crise causada pela COVID-19, é importante que a empresa de logística escolhida para fazer o transporte dos seus produtos adote medidas sanitárias adequadas a fim de preservar a saúde de todos os envolvidos no processo logístico e contribuir positivamente para o crescimento da sua empresa.
Para que possamos superar juntos as dificuldades desses tempos, a DiAvanti está trabalhando incansavelmente para garantir o abastecimento da população e a segurança dos caminhoneiros enquanto oferece um serviço de logística de qualidade, que será um diferencial para que a sua empresa mantenha a competitividade no mercado.
A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! Trabalhamos com armazenagem e transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência! Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!
Gostou de saber mais sobre cuidados para os caminhoneiros se protegerem do coronavírus? Siga o nosso blog e o nosso Linkedin para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até mais!