Fulfillment para E-Commerce: como funciona esse serviço logístico?

As operações logísticas são indispensáveis para o sucesso do e-commerce, pois são responsáveis pela aquisição, armazenagem, distribuição e transporte dos produtos, garantindo a entrega rápida e a satisfação do cliente.

Entre os principais processos logísticos e operacionais relacionados ao e-commerce, um dos mais eficientes e mais procurados é o fulfillment.

O fulfillment é essencial para os resultados das suas vendas online, pois é um método que gerencia todo o ciclo logístico do e-commerce, garantindo que os clientes recebam seus produtos rapidamente e em boas condições.

Quer saber mais sobre o fulfillment e como ele pode virar a chave do seu negócio online? Então siga a leitura.

O que é fulfillment para e-commerce?

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Fulfillment é o conjunto de processos logísticos de um negócio online, desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente. 

Ou seja, o fulfillment contempla a gestão do estoque, a separação e empacotamento do produto, a escolha do método de envio, o transporte, as tecnologias para rastreamento do envio e o relacionamento após a entrega. Tudo isso para garantir que o cliente receberá o seu produto no menor tempo possível e com a maior qualidade possível.

Desse modo, se você quer atender às expectativas do seu cliente para fidelizá-lo, é preciso investir em um bom fulfillment para e-commerce.

Como funciona o fulfillment para e-commerce?

A gestão logística para e-commerce é bastante complexa, pois se trata da comercialização de produtos para todos os cantos do país. Portanto, é preciso que o fulfillment seja extremamente eficiente para coordenar os processos logísticos de ponta a ponta.

No geral, o processo de fulfillment para e-commerce é composto por 5 etapas: 

1) Estocagem: Toda mercadoria comercializada virtualmente precisa, antes de tudo, ser estocada em algum lugar. Essa estocagem pode ser feita dentro de um armazém próprio, ou então no estoque de terceiros.

2) Separação e empacotamento: Logo que a loja virtual recebe um pedido, ela precisa separar o produto e fazer sua embalagem levando em consideração as características da mercadoria e as exigências de proteção para o transporte.

3) Escolha do método de envio: Para escolher o método de envio, é preciso considerar o volume da carga que será transportada e o custo-benefício do transporte. Uma das melhores opções é terceirizar a tarefa com uma transportadora para e-commerce, que compreende as demandas de envio e se atém ao cumprimento dos prazos.

4) Rastreamento do envio: Assim que o pacote é enviado, você precisa informar o consumidor sobre o status desse envio. As tecnologias de rastreamento garantem a satisfação do cliente e permitem acompanhar se a mercadoria chegará no prazo esperado.

5) Relacionamento pós-venda: O fulfillment não acaba quando a entrega chega ao cliente. Desse modo, ele também se preocupa com o feedback do consumidor no pós-venda e com as políticas de logística reversa, para casos em que os produtos são devolvidos pelos clientes.

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Inclusive, caso ocorra algum problema na entrega, o fulfillment deve tomar medidas para resolvê-lo o mais rápido possível.

Levando em consideração toda a complexidade do fulfillment, muitos e-commerces preferem terceirizar esse serviço ao contratar uma empresa especializada.

Essa solução costuma ser extremamente vantajosa, pois a loja virtual passa a cuidar apenas do atendimento ao cliente e recebimento dos pedidos, enquanto a empresa de logística cuida de todo o fulfillment. 

Falando em vantagem, que tal conhecer as vantagens do serviço de fulfillment para e-commerces? Acompanhe a seguir! 

Conheça as vantagens do fulfillment para e-commerces

Ter um fulfillment bem estruturado no seu e-commerce, além de assegurar a eficiência nas entregas, ainda traz diversos benefícios. Os principais são:

Redução de custos: Com a otimização logística proporcionada pelo fulfillment, sua empresa pode economizar com os custos de armazenamento, transporte e gestão de estoque.

Melhoria da experiência do cliente: O fulfillment permite que suas entregas sejam mais rápidas e eficientes. Consequentemente, você oferece uma excelente experiência de compra ao consumidor, o que gera satisfação e fidelização.

Fortalecimento da reputação da marca: Quando a entrega é feita com qualidade, é possível melhorar a reputação e credibilidade da marca perante os clientes e investidores.

Crescimento do negócio: Tendo uma operação logística bem estruturada e ágil, é possível aumentar o volume de vendas e de retorno financeiro, contribuindo para o crescimento rápido do negócio.

Essas são apenas algumas das vantagens do fulfillment. Como você pode ver, essa tendência logística só traz ganhos para o e-commerce. No entanto, lembre-se de que, se você busca um parceiro logístico para implementar o fulfillment no seu negócio, o primeiro passo é encontrar uma empresa de logística que tenha experiência no assunto e soluções compatíveis com a sua demanda.

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