Tipos de frete e serviços no transporte de carga
Quando se fala em contratar uma empresa de logística para fazer o transporte de produtos, muitos imaginam que basta colocar os produtos em um caminhão e enviar, atribuindo uma suposta simplicidade ao processo logístico.
No entanto, tal equívoco costuma ser desfeito já no momento de escolher os tipos de frete para transporte de carga.
Saber distinguir entre as opções de frete disponíveis possui influência direta nos custos, pois além de determinar as responsabilidades pela entrega de mercadorias e alterar a forma de cobrança do serviço, escolher a modalidade mais adequada ao perfil do seu negócio poderá oferecer vantagens que facilitarão o transporte de produtos e, consequentemente, levarão a uma redução de gastos!
Interessado em saber mais sobre os tipos de frete para transporte de carga a fim de garantir a satisfação dos seus clientes? Saiba que está no lugar certo!
Quais são os tipos de frete para transporte de carga?
No momento de avaliar quais os melhores tipos de fretes, é importante ter em mente que há três categorias principais de diferenciação: quanto à responsabilidade, quanto à contratação e quanto às características da carga. Abordaremos as opções disponíveis em cada uma dessas categorias a seguir. Confira!
Responsabilidade
CIF: a sigla significa, em inglês, “custos, seguro e frete”. Nesse tipo de frete para transporte de carga, a responsabilidade do pagamento e o gerenciamento de eventuais riscos são do fornecedor ou do remetente da carga. Por conta disso, o pagamento é feito na origem do transporte. A maioria dos fretes rodoviários brasileiros é feita nessa modalidade.
Resumidamente, o comprador apenas faz a aquisição dos produtos, com o vendedor se responsabilizando pelas despesas (frete, seguro e impostos), manuseio, entrega e segurança da carga, que somente poderá ser considerada entregue quando estiver em posse do cliente.
Ideal para empresas que vendem diretamente ao consumidor final, que não possui experiência para lidar com a responsabilidade da entrega.
FOB: a sigla desta vez significa, também em inglês, “livre a bordo”. Esse tipo de frete é o exato oposto do CIF, pois o comprador é quem paga o frete e o seguro dos itens que serão enviados. Além disso, o pagamento só é feito após a entrega da carga ao seu destino.
Ideal em situações em que o comprador possui conhecimento sobre transporte e conta com melhores condições de gerenciamento de transportes do que o vendedor.
Contratação
Normal: ocorre quando a empresa de logística coleta a carga no remetente e a entrega ao destinatário sem envolver outras transportadoras no processo.
Esse é o tipo de frete para transporte de carga mais comum quando se trata da contratação de uma transportadora.
Subcontratação: aqui a transportadora opta por contratar outra empresa para realizar o envio. Essa parceria garante entregas mais eficientes, expansão de rotas e agrega mais valor ao serviço, facilitando a fidelização do cliente.
Redespacho: embora muito semelhante à subcontratação, esse tipo de frete se difere no fato de que aqui a viagem é feita em duas etapas, pois a própria empresa de logística faz o transporte do produto entre dois pontos (A até B), com a transportadora secundária assumindo o transporte da mercadoria em outro trecho (B até C).
Redespacho intermediário: aqui a transportadora acionada pelo cliente não coletará a carga na origem e também não fará a entrega no destino. Por exemplo, uma transportadora contratada fará o trajeto de A até B, a empresa de logística solicitada pelo cliente fará o percurso de B até C e então uma terceira transportadora levará o produto de C até D.
Vinculado a multimodal: nesse tipo de frete, o transporte é feito por meio de dois ou mais modais. Os principais modais usados no Brasil são o rodoviário, o aeroviário, o dutoviário, o aquaviário e o ferroviário.
Esse tipo de operação necessita da figura do Operador de Transporte Multimodal (OTM), que se responsabiliza pelo serviço perante o cliente até a entrega em seu destino, contrata as transportadoras para cada modal e emite um documento conhecido como Conhecimento de Transporte (CTe) Multimodal de Cargas.
Característica da carga
Carga fracionada: pedido que possui poucos itens ou um volume pequeno. Por conta disso, o veículo é carregado com pedidos de vários clientes, com vários pontos de entrega durante o processo de distribuição. Desta forma, é possível dividir o custo do frete entre as empresas vendedoras, gerando bastante economia.
Carga lotação: também conhecido como carga fechada ou completa, esse tipo de entrega possui grande volume, geralmente ocupando grande parte da capacidade do veículo de transporte – isso quando não toma sua totalidade. Aqui a carga é enviada diretamente ao ponto de destino.
Como escolher o melhor tipo de frete?
A escolha entre os tipos de fretes deve levar em conta diversos fatores, como a quantidade da carga que você deseja levar, que tipo de carga será transportada, distância percorrida, segurança das mercadorias e se será necessário contratar transportadoras secundárias ou até mesmo terciárias para que o produto chegue ao seu destino.
Além disso, a documentação necessária para cada um dos tipos de frete, bem como as diferenças tributárias, também devem ser levadas em consideração.
A soma desses fatores se reflete diretamente na qualidade do serviço, no preço do frete e até mesmo no tempo de envio e na satisfação do cliente, salientando a necessidade de uma análise detalhada.
Por isso, no momento de escolher a empresa de logística que fará o transporte de seus produtos, priorize parceiros como a DiAvanti, que conta com diversos tipos de frete e que possui credibilidade e experiência na prestação desses serviços.
A DiAvanti é uma empresa de logística cujo comprometimento, agilidade e segurança nos serviços de armazenagem e transporte de produtos nos permite oferecer as melhores soluções para o transporte de cargas! A fim de fomentar o crescimento dos negócios de nossos clientes com total segurança, oferecemos serviços de seguro e monitoramento 24/7!
Siga o nosso blog para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco!