Transporte de alimentos: quais os principais cuidados?
O transporte de cargas é uma operação cuja dificuldade varia de acordo com o produto a ser transportado, pois as especificidades das mercadorias criam demandas que devem ser atendidas pelas empresas de logística. Dentre os diferentes tipos de produtos, os alimentos ocupam espaço de destaque quanto à complexidade no transporte de mercadoria.
Tal complexidade se deve à rigorosa fiscalização envolvendo esse tipo de produto e ao alto número de cuidados necessários para manter a qualidade dos alimentos. Essas precauções são altamente necessárias, tendo em vista que o estado dos alimentos influencia diretamente na saúde do consumidor final, o que implica uma grande responsabilidade.
A conversa de hoje será sobre os principais cuidados a ser tomados no transporte de alimentos, então, se quiser saber mais sobre o tema, saiba que está no lugar certo!
A importância do transporte adequado de alimentos
A preocupação com a saúde do cliente é o principal motivador de todas as regulamentações e cuidados envolvendo o transporte de carga alimentícia. Faz-se necessário assegurar que durante todo o processo logístico, o manuseio e armazenamento de produtos alimentares, assim como o fluxo de informação, conduzem a produtos que não sejam apenas seguros como também que estejam em conformidade com os requisitos de qualidade.
Além disso, o armazenamento e o transporte de mercadoria têm influência direta no fator preço, pois produtos bem armazenados chegam em perfeito estado e vendem bastante. Já a falta de cuidados pode ocasionar perdas de mercadoria devido a danos aos produtos ou até mesmo do perecimento em razão das más condições de armazenamento durante o processo de transporte. Isso resulta em descartes que certamente causarão impactos não somente à empresa de logística, encarregada do transporte e manuseio desses produtos, como também aos consumidores finais, que receberão uma quantidade menor de mercadorias e terão de encomendar mais uma remessa de produtos – o que certamente será feito com fornecedores e empresas de logística mais experientes.
Como funciona o transporte de alimentos?
Quando se trata do transporte de mercadoria alimentícia, a imensa variedade de produtos que se enquadra nessa categoria é um grande desafio, dadas as especificidades envolvidas no transporte de cada um desses tipos de alimentos. Por isso, é vital ao transporte de produto que a empresa de logística esteja preparada para lidar com todas as situações.
O transporte de mercadoria alimentícia envolve a participação de produtores, empresas de beneficiamento e distribuidores para assegurar que o produto chegue no melhor estado possível às prateleiras dos supermercados. Todo esse movimento do campo até os grandes centros urbanos deve ser levado em consideração, pois o processo de transporte de carga alimentícia deve ser feito com todos os cuidados necessários e no menor tempo.
Cuidados no transporte de mercadoria alimentícia
Conforme visto, há diversas regras para o transporte de alimentos. Conheça os cuidados necessários ao transporte de cada tipo de alimento e algumas práticas que devem ser adotadas pela empresa de logística a fim de garantir a qualidade e segurança das suas mercadorias.
Confira as etiquetas: elas trazem informações essenciais para garantir que o produto chegue ao consumidor final em perfeitas condições.
Por isso, é fundamental que a empresa de logística responsável pelo transporte da mercadoria confira se os produtos estão devidamente etiquetados e se as etiquetas estão legíveis e sem manchas. Do contrário, o fabricante deve ajustar as etiquetas para somente então realizar o transporte da mercadoria.
Verifique o prazo de validade do produto: produtos com o prazo de validade próximo do vencimento podem criar problemas, especialmente em caso de imprevistos que causem atrasos na entrega das mercadorias.
O transporte é recomendado somente quando há uma boa margem de segurança. Por isso, é importante fazer a verificação de validade do produto.
Cuidado ao empilhar os alimentos: ao organizar as mercadorias no caminhão, é necessário que a empresa de logística contratada tenha atenção ao número máximo de empilhamento descrito nas embalagens. Desta forma, é possível evitar que os produtos não sofram impactos, reduzindo o risco de danos.
Alguns alimentos, como enlatados, tornam-se impróprios para o consumo caso suas embalagens sejam amassadas ou danificadas, gerando prejuízos.
Documentação atualizada: o Estado exige autorizações específicas para o transporte de alimentos. As licenças para tal devem estar sempre em posse do transportador para o caso de eventuais fiscalizações.
Para evitar possíveis retenções de carga por ausência de permissões, é necessário contratar uma empresa de logística que possua autorização para fazer o transporte de produto alimentício.
Atenção às especificações de transporte: ao se deparar com uma carga de alimentos, a empresa de logística deve se atentar às especificações de cada categoria e designar um tipo diferente de caminhão para cada uma. Confira os tipos de caminhões para o transporte de produto alimentício e o que eles estão autorizados a transportar:
Transporte aberto: leite em embalagens metálicas, bebidas em garrafas, hortifrúti etc.
Transporte aberto com proteção: biscoitos, cereais, farináceos, água mineral, doces, massas secas, óleos, alimentos em embalagens hermeticamente fechadas etc.
Transporte fechado à temperatura ambiente: produtos de panificação, produtos salgados ou de conserva, pescado e afins.
Transporte fechado, isotérmico e refrigerado: carnes, margarina, refeições prontas para consumo etc.
DiAvanti: transporte de alimentos com qualidade, eficiência e agilidade!
A DiAvanti é uma empresa de logística que busca aprimorar a experiência do consumidor por meio da combinação de inteligência e dedicação na entrega. Nossas entregas rápidas e seguras contam com um rastreamento 24/7 altamente preciso para que você tenha total controle sobre todo o processo logístico!
Trabalhamos com o transporte de todos os tipos de alimentos, pois temos caminhões autorizados a transportar cada tipo de alimento, atendendo assim a quaisquer necessidades dos nossos clientes!
Além disso, atendemos os mais variados tipos de segmentos e setores da logística, como a indústria de eletrônicos, automotivos, e-commerce, farmacêutica e muitos outros! Conheça mais aqui.
Gostou de saber mais sobre os cuidados ao transportar alimentos? Siga o nosso blog para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco!