Transporte de container: entenda como funciona
O transporte de container é uma das modalidades mais usadas na logística, visto que esses compartimentos possuem o tamanho e a praticidade ideais para o transporte de cargas dos mais diferentes tipos. As formas mais comuns de transporte de containers são por via marítima ou utilizando um caminhão para levá-los pelas estradas e rodovias.
No entanto, embora essa seja uma atividade comum, ela é também especializada, pois os veículos utilizados para o transporte desse tipo de estrutura são específicos. Além disso, também há normas a ser seguidas no transporte de container.
Por isso, hoje conversaremos sobre como funciona o transporte de container, quais as vantagens desse tipo de serviço e a importância de seguir as normas para transporte de containers. Confira!
Como o transporte de container funciona?
Uma das formas mais comuns de transporte de container é por via marítima e, após o desembarque, por meio de rodovias e estradas.
O transporte de container pelo modal marítimo é ideal para deslocamentos de longo percurso, como entre continentes ou países. Aqui, o transporte de cabotagem é uma opção interessantíssima para a logística, consistindo no transporte marítimo de uma carga entre portos do mesmo país sem perder a costa de vista, como é o caso em navios que transitam entre os portos do Sul e Sudeste do Brasil.
No entanto, o transporte marítimo nem sempre é a opção mais econômica e rápida para levar um container de um porto a outro. Casos em que a distância entre portos é menor ou quando esses compartimentos precisam ser levados para armazenagem em estoque ou em um galpão que esteja longe de um porto, a melhor alternativa é fazer uso de um caminhão para realizar o transporte de container.
Nesse caso, o ideal é que a empresa de logística encarregada do transporte da sua carga conte com um caminhão bug, visto que, quando aliado a um porta container, esse veículo se torna capaz de suportar o peso e as dimensões de todos os tipos de container, garantindo que as necessidades operacionais e logísticas de cada cliente sejam atendidas com precisão e segurança, pois não haverá risco de acidentes por excesso de peso.
Quais são as principais vantagens de utilizar um container no transporte de cargas?
O transporte de cargas por meio de containers possui poderosas vantagens que tornam seu uso um grande diferencial para qualquer empresa que adote este método. Confira algumas dessas vantagens a seguir:
Segurança: o container é uma das maneiras mais seguras para o transporte de cargas. Isso se deve ao fato de que esse recipiente é feito de material resistente, com a função de propiciar o transporte de mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez. Ou seja, as chances de perdas e avarias à carga são muito menores ao usar containers. Além disso, veículos que transportam containers têm uma chance muito menor de serem alvejados por criminosos.
Redução de custos: os containers podem ser transferidos rapidamente para diferentes modais de transporte, poupando tempo que pode ser utilizado para a realização de mais operações de transporte. Além disso, a resistência do container torna possível evitar acidentes e prejuízos comuns ao manuseio direto dos produtos, o que diminui as perdas.
Benefícios fiscais: dotado de dispositivos de segurança aduaneira e devendo atender às condições técnicas e de segurança previstas pela legislação nacional e pelas convenções internacionais ratificadas pelo Brasil, o container é visto como muito mais do que uma embalagem, pois sendo considerado para todos os efeitos legais como um equipamento do veículo transportador, ele recebe uma série de vantagens e favores fiscais exclusivos.
Versatilidade: além de serem usados para o transporte de produtos industrializados, os containers também podem ser utilizados para transportar produtos a granel, incluindo alimentos como açúcar e soja. Cada container é uma unidade de carga independente, com dimensões que seguem um padrão internacional.
Legislação e normas para o transporte de container
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece normas para transporte de containers em nosso país. Para que essa atividade seja realizada corretamente e dentro da lei, é necessário que a empresa de logística escolhida para fazer o transporte da sua carga atenda rigorosamente a todas as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, que incluem regras relativas ao registro do veículo, à identificação dos mesmos para circulação, à autorização especial para veículos muito altos no transporte com container, entre outras, além de prever infrações para o descumprimento das normas.
Tendo em mente a importância do cumprimento das resoluções do CONTRAN para o transporte de container, é importante se assegurar que a empresa de logística encarregada da entrega dos seus produtos atenda a todos os requerimentos do órgão, preservando a carga e o equipamento e evitando prejuízos decorrentes de multas ou atrasos causados pela retenção de veículos. Afinal, esse processo tem de ser alinhado com agilidade, e nada mais desastroso ao sistema e às operações como um todo que um atraso significativo de entrega de carga, não é mesmo?
Por isso, conte com parceiros como a DiAvanti, cuja experiência e profissionalismo se refletem em um serviço de logística de qualidade, que será um diferencial para que a sua empresa mantenha a competitividade no mercado.
A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! Trabalhamos com armazenagem e transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência! Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!
Gostou de saber mais sobre o transporte de container? Siga o nosso blog para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até a próxima!