Logística no agronegócio: como uma boa gestão pode ajudar seu negócio?

Category:

Logística no agronegócio

É comum que, ao falar em agronegócio, a primeira coisa a ser imaginada sejam vastas plantações ou currais. No entanto, a logística no agronegócio não se limita à criação de animais ou ao cultivo de vegetais, pois envolve diversos serviços logísticos distintos, como o transporte dos suprimentos dentro da própria produção (como os alimentos dos animais e os itens necessários à plantação) e o transporte de cargas para que os produtos alcancem o consumidor final.

Logística no agronegócio

Também é muito importante destacar que o agronegócio se relaciona com outros processos logísticos, como o de compras, armazenamento e distribuição de produtos, necessários para o funcionamento de toda a cadeia de suprimentos. Por isso, saber como essas relações se estabelecem e como funcionam todos os serviços logísticos envolvidos é um diferencial para qualquer gestor que vise trabalhar com esse setor.

Pensando nessa necessidade, hoje conversaremos sobre as operações que compõem a logística no agronegócio! Quer saber mais sobre esse assunto? Continue conosco!

 Logística de suprimentos

Logística no agronegócio

O primeiro componente da logística no agronegócio é a logística de suprimentos, que tem como principal objetivo reduzir os custos de produção e comercialização ao levar em conta fatores como os tipos de cargas que serão transportadas e os prazos, a fim de manter as atividades da indústria em alta.

Um dos fatores a ser levado em conta pela empresa de logística encarregada desta etapa são os problemas com os custos dos materiais agropecuários, que podem ter despesas de transporte maiores que seus preços de compra. Os adubos, por exemplo, possuem baixo custo de aquisição. No entanto, o transporte desse tipo de carga tende a ser mais caro que o produto em si. É trabalho da logística de suprimentos avaliar o volume a ser transportado e a distância percorrida pelo caminhão a fim de minimizar custos com o transporte de cargas.

Desta forma, a logística de suprimentos age sobre a movimentação dos insumos e serviços para que eles alcancem o setor a que se destinam na empresa, garantindo que não falte material para o trabalho.

Logística de apoio à produção agropecuária

Logística no agronegócio

Essa etapa engloba serviços logísticos que envolvem a movimentação dos produtos dentro da empresa, como o transporte interno, manuseio, armazenagem, estoque primário e final, entrega e outros tipos de controle de estoque. Desta forma, a logística de apoio à produção agropecuária busca alinhar as operações de armazenagem de forma a garantir a disponibilidade adequada dos produtos, independentemente da época do ano.

A logística de apoio à produção agropecuária é necessária porque as demandas do mercado exigem que o controle de estoque e a rotatividade de produtos sejam conduzidos de forma a permitir que as empresas aproveitem o máximo de oportunidades de negócio sem enfrentar prejuízos decorrentes da ausência ou do excesso de determinados produtos.

Para racionalizar esses processos logísticos da maneira mais adequada, as informações sobre estoque, aplicações do produto, quantidade e tempo de utilização devem estar sempre atualizadas.

Aqui, o ideal é que a empresa de logística movimente apenas as cargas mais necessárias nas quantidades corretas, evitando a formação de grandes estoques que poderiam ser excessivos. A armazenagem desses estoques de forma a não atrapalhar a produção também se torna necessária para chegar à tão desejada redução de custos no processo produtivo.

Logística de distribuição

Logística no agronegócio

Ao trabalhar com o agronegócio, a empresa de logística tem de lidar com fatores que apresentam impacto direto no transporte de cargas, tais como fragilidade, perecibilidade dos produtos, sazonalidade da colheita, entre outros.

Na logística de distribuição, o grande desafio é garantir que o transporte se adéque às especificidades características de cada produto, evitando a perda da qualidade e eventuais atrasos na entrega.

Para esse fim, torna-se necessário tomar alguns cuidados com a carga, como:

1 – Atenção à armazenagem: cada produto demanda um tipo de armazenagem diferente, o que faz com que fatores como a temperatura e a umidade dos ambientes sejam determinantes para a manutenção da qualidade durante o transporte de alimentos.

Escolha o tipo de caminhão certo para o transporte de cada variedade de produto a fim de garantir que os produtos cheguem ao consumidor final em bom estado e vendam bastante!

2 – Observe as embalagens utilizadas no manejo: as embalagens devem ser mantidas em bom estado. Para tal, é necessário que a empresa de logística contratada atente-se a especificações como o número máximo de empilhamento e o prazo de validade dos produtos a fim de não causar danos às embalagens e, consequentemente, aos produtos.

3 – Cuidado redobrado com produtos sazonais: alguns produtos podem ser colhidos apenas uma vez ao ano, o que requer maior atenção em seu transporte e manuseio, pois esses produtos possuem disponibilidade limitada.

4 – Atenção aos prazos: o transporte de produtos do setor agropecuário deve obedecer a prazos específicos relativos a cada tipo de alimento. Atrasos podem acarretar perda de qualidade ou até mesmo perecimento dos produtos, gerando problemas de estoque e prejuízos.

Dada a importância dessas etapas, torna-se vital que a empresa de logística contratada entenda do assunto, a fim de integrar perfeitamente todas as etapas do processo logístico do agronegócio e garantir a segurança dos produtos, bem como sua entrega nos prazos estipulados. Busque por parceiros de confiança como a DiAvanti, que atua com serviços logísticos de qualidade.

A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! Trabalhamos com a armazenagem e o transporte de produtos dos mais variados segmentos com a mais absoluta eficiência!

Nossa flexibilidade nos permite fazer uma perfeita integração entre as três etapas da logística no agronegócio ao providenciar os cuidados que a sua carga merece! Afinal, para nós, a segurança é um fator de destaque. Por isso, oferecemos seguros e monitoramento 24/7 a fim de garantir que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!

Quer saber mais sobre logística no agronegócio? Siga o nosso blog para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Você está precisando de serviços de TRANSPORTE e LOGÍSTICA? Envie uma mensagem 😉