Otimização de custos logísticos: entenda como fazer
Uma das dúvidas mais comuns entre profissionais de logística refere-se ao que fazer em caso de instabilidade do cenário econômico durante períodos de crise. Essa preocupação se torna ainda mais real quando levamos em conta a crescente competitividade do mercado e o surgimento de clientes mais exigentes, fatores que, quando somados, exigem redução de custos logísticos sem perda da qualidade do serviço.
É nesse tipo de cenário que a otimização de custos logísticos se torna mais necessária, aprimorando diversas operações na cadeia de suprimentos e aumentando a eficiência dos processos, garantindo que a empresa faça a redução de custos enquanto cresce e faz seu nome no mercado!
A fim de ajudar sua empresa a crescer mesmo nos piores momentos da economia, falaremos sobre o que são e quais são os custos logísticos, como reduzi-los no serviço de logística por meio da otimização de custos logísticos e mais. Confira!
O que são custos logísticos?
O processo logístico envolve todos os serviços que ocorrem na cadeia de suprimentos no que se refere à movimentação de produtos, ou seja, abrange desde o fornecimento, passando pela produção até a entrega ao cliente final!
Embora os custos logísticos possam ser diferentes entre empresas e dependam de vários fatores, há alguns que são comuns a todos os tipos de negócios. A fim de facilitar a otimização de custos logísticos, iremos listar alguns desses gastos. Confira:
1 – Estoque e armazenagem: proporcional ao volume de produtos com os quais a sua empresa trabalha e ao tempo que esse material permanece no armazém. Quanto maior esse tempo e a quantidade de mercadorias, maiores os custos.
Subdivide-se em:
– custo do produto;
– custo de falta do produto; e
– custo de manutenção.
2 – Embalagem: além de causar uma boa impressão ao cliente, a embalagem também deve proteger o produto, evitando danos e defeitos que poderiam causar prejuízos.
Embalagens adequadas e práticas, como o envio de produtos desmontados, facilitam o armazenamento ao economizar espaço dentro do veículo.
3 – Transporte e frete: por incluir despesas com aquisição de veículos, manutenção, ociosidade, combustível e afins, esse tipo de custo tende a ser elevado, especialmente para uma empresa de logística que trabalhe com frota própria.
4 – Logística tributária: a alta carga tributária e a complexidade da legislação brasileira fazem com que um bom planejamento tributário seja altamente necessário para que a empresa tome conhecimento de isenções fiscais, evite multas e procure formas alternativas de reduzir taxas.
5 – Custos tecnológicos: para manter o nível de competitividade perante o mercado, é essencial tornar as entregas mais rápidas e eficientes e, ao mesmo tempo, reduzir erros e custos e manter o estoque sob controle.
Implementar tecnologias pode atender a todas essas demandas ao automatizar processos, agilizando-os e diminuindo a quantidade de erros. Um exemplo é a implementação de tecnologias de rastreio 24/7, que é extremamente útil para aprimorar a experiência do cliente!
6 – Custos com pessoal: aqui se compreende a mão de obra necessária para o trabalho, sendo necessário levar em conta todos os gastos que precisam ser feitos com os funcionários (salários, vale-transporte, taxas legais como o FGTS etc.), visto que eles são indispensáveis para o funcionamento dos processos.
Como otimizar custos logísticos no meu negócio?
Uma boa gestão é essencial para alcançar a redução de custos. Por isso, saber quais são os custos logísticos é o primeiro passo para que os gestores possam criar um plano de ação e buscar formas de aprimorar todas as etapas do processo logístico. Conheça, a seguir, algumas medidas que facilitam a redução de custo logístico:
1 – Mapeamento de processos: consiste em avaliar todas as operações e adotar práticas para que todas as etapas fiquem mais eficientes por meio da otimização do uso de tempo e recursos, evitando gargalos e restrições causadas por perdas e desperdícios ao longo dos processos.
2 – Automação de tarefas: use a tecnologia para automatizar processos, como a emissão de documentos ou notas fiscais, por exemplo. Isso permite que várias funções sejam realizadas de forma rápida e eficiente, conferindo à equipe mais tempo para se concentrar em assuntos mais importantes.
3 – Utilizar sistemas integrados: ainda na questão das novidades tecnológicas, um sistema completo e acessível evita duplicação de dados, desencontros, perdas e erros, aprimorando a visibilidade e garantindo mais precisão e segurança ao realizar tarefas como controle de estoques, monitoramento de desempenho, estudo de rotas de entrega e muito mais!
4 – Relacionamento com fornecedores: realizar cotações de preços, monitorar o desempenho de fornecedores e identificar aqueles que prestam o melhor serviço são estratégias fundamentais aqui. Além disso, estreitar laços com fornecedores-chave garante preferências, podendo obter benefícios como descontos, envios mais rápidos e melhores formas de pagamento!
5 – Estratégias de armazenagem, controle de estoques e distribuição: saber dimensionar corretamente os níveis dos estoques e equilibrar ofertas e demandas é essencial para não deixar que os produtos fiquem parados (acarretando perda de dinheiro) ou faltem (resultando em vendas perdidas, atrasos e insatisfação dos clientes).
A tecnologia pode ajudar a monitorar indicadores que ajudarão os gestores a traçar estratégias mais adequadas para cada produto!
Tendo em mente a importância da redução de custos logísticos na sua empresa, é vital que a empresa de logística escolhida para fazer o transporte dos seus produtos adote medidas como as citadas acima a fim de facilitar a otimização de custos logísticos. A experiência e o profissionalismo de parceiros de logística como a DiAvanti se refletem em um serviço de logística de qualidade que será um grande diferencial para a sua empresa.
A DiAvanti é uma empresa de logística especializada em segurança e qualidade no transporte de cargas! Trabalhamos com armazenagem e transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência! Nossos seguros e monitoramento 24/7 garantem que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!
Gostou de saber mais sobre a otimização de custos logísticos? Siga o nosso blog para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até mais!