O que é logística omnichannel e quais seus principais desafios?
Com o avanço constante das mais diversas tecnologias, é inegável que a forma como consumimos, vendemos e nos comunicados tem se transformado. Com a logística omnichannel não é diferente!
Apesar do termo ainda pouco conhecido no meio logístico, é diante de um cenário inovador que tal logística se fortifica, a fim de atender às necessidades de um consumidor mais exigente.
Logística Omnichannel – o que é e como funciona?
Assim como o mercado se adapta aos seus consumidores, o consumidor tende a se adaptar ao mercado. Sendo assim, podemos dizer que, hoje, o consumidor busca uma maior integração somada a uma boa experiência de compra.
Em outras palavras, a experiência do cliente deve ser a melhor possível, seja no ambiente físico ou virtual, e quando ambos estão conectados, esse objetivo se torna cada vez mais próximo.
O conceito de omnichannel trata justamente dessa conexão, ao integrar todos os pontos de contato da empresa em uma experiência de consumo única.
No ramo logístico isso não é diferente, e, por sinal, este conceito está cada vez mais presente, trazendo uma série de benefícios para cada empresa de logística que opta pela sua aplicação.
Aplicando o conceito de omnichannel
Imagine uma situação em que um consumidor se dirige até uma determinada loja visando comprar um calçado. No entanto, percebe que, apesar de ter o modelo que busca, na unidade não há do seu tamanho. Com a integração de serviços, isso poderá ser resolvido, afinal, basta o consumidor procurar pelo mesmo modelo no site da loja e solicitar sua entrega na unidade para que possa fazer a retirada.
Assim, concluímos que a redução do esforço do cliente facilitará sua decisão de compra, além de simplificar o processo de venda para o lojista, afinal, a loja física e virtual estarão integradas, mas, claro, irá gerar algumas mudanças substanciais na cadeia logística.
Os 6 principais benefícios da logística omnichannel
Com a integração de processos presente na logística omnichannel, a qualidade geral do serviço acaba se elevando. Assim, separamos abaixo seis das principais vantagens presentes nesta logística.
- Complementa o processo de decisão de compra: ao fazer com que o cliente não necessite buscar o produto em outro concorrente, apenas mude sua solicitação pela plataforma mais apropriada.
- Diminuição do uso de espaço físico: com a possibilidade de reduzir os estoques para atender apenas ao que for necessário.
- Aumento no potencial de vendas e ofertas: afinal, agora o consumidor poderá atender às suas necessidades tanto de maneira física quanto virtual.
- Redução de custos: ao evitar desperdícios ou diminuir estocagem, os custos serão reduzidos de maneira natural.
- Fornece conhecimento integral do comportamento do consumidor: pois será possível compreender melhor sua tomada de decisão pelas plataformas de consumo.
- Melhoria em relação à experiência do cliente com a marca: ao promover maior facilidade na obtenção de produtos, podendo até mesmo fidelizar tais clientes.
Os 3 principais desafios da logística omnichannel
Nem só de vantagens consiste a aplicação deste conceito na gestão logística. Diversos desafios estão presentes – e não é para menos.
De fato, uma logística omnichannel proporciona uma série de benefícios, porém, é extremamente necessário que os profissionais envolvidos estejam atentos a tais mudanças, para que possam aproveitar ao máximo cada oportunidade. Novos processos logísticos de processamento de pedido, gestão de estoques, transporte de carga, previsão de demanda e muitos outros precisarão ser reinventados.
Dentre os principais desafios, podemos citar:
- Gestão da logística reversa pós-venda: trata-se da devolução de produtos que retornam aos estoques da empresa por diversos motivos. Sejam defeitos, erros no processamento de pedidos ou qualquer motivo que gere a insatisfação do cliente.
Porém, caso haja ineficiência nos canais de atendimento disponíveis, a imagem da empresa poderá ser manchada, principalmente caso o cliente encontre dificuldades na devolução do produto. - Gestão de estoque: para que a logística omnichannel traga mais lucros em vez de grandes dificuldades e prejuízos, será essencial iniciar com a integração de todas as cadeias do processo.
Logo, tanto o estoque quanto todos os pontos de venda devem ser gerenciados de maneira centralizada, além de atualizados de forma constante. O uso de um sistema de gerenciamento de armazéns será fundamental, como o WMS (Warehouse Managment System), que permite a integração de canais de vendas e a oferta de opções para a entrega do produto ao seu consumidor. - Gestão de transporte: com a expansão do e-commerce, a movimentação de carga sofre alterações para atender às maiores demandas, portanto, uma demora excessiva poderá resultar na perda de vendas.
Nesse sentido, o gerenciamento de transportes para evitar atrasos de entrega deve ser prioridade.
Como se adequar à logística omnichannel
O primeiro passo é compreender que as demandas nem sempre aumentam, mas se modificam. Portanto, questões como prazo de entrega e facilidade para obtenção de um produto são essenciais.
Logo, aderir a estratégias para melhorar o desempenho logístico da empresa, somadas a uma boa organização será o pontapé inicial para se adequar à logística omnichannel.
Conclusão: afinal, vale realmente a pena?
Aderir à logística omnichannel realmente vale a pena? A resposta é: Sim! Vale a pena, mas claro, com alguns poréns.
Primeiramente, deve-se ter em mente que toda e qualquer estratégia visada tem suas consequências negativas se não executadas corretamente, logo, se a empresa de logística estiver apta a impedir ou lidar com possíveis adversidades, então uma estratégia omnichannel trará resultados muito positivos.
Mas lembre-se que tal estratégia vai muito além de estar presente em todos os canais de venda ou comunicação, tem muito mais a ver com uma logística integrada para conquistar o consumidor.
E então, você já conhecia a logística omnichannel, suas vantagens e seus principais desafios?
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