Como funciona a logística em um Marketplace?
Com o passar dos tempos e o avanço da tecnologia, as pessoas ficaram mais conectadas tanto umas às outras quanto na rede em si. Com isso, muito se procurou na internet para vender e comprar, atendendo a todas as expectativas desse mercado que une o virtual com o real.
No marketplace não é diferente, unindo vários lojistas num só lugar para vender seus produtos e reunindo compradores de diferentes partes do país para adquirir as mercadorias. O marketplace se tornou tão popular de uns tempos para cá que boa parte da influência do e-commerce se dá por ele.
Mas o marketplace também pode trazer muitas dúvidas, principalmente quando falamos de sua logística. Como funciona o procedimento de adquirir produtos de diferentes lojas, mas num mesmo site, por exemplo? E como ficam as entregas? Quem banca é o próprio site ou cada loja deve arcar com os custos de entrega?
No post de hoje, você ficará sabendo de tudo sobre a logística do marketplace e sua grande importância para o e-commerce e a satisfação do consumidor. Por isso, não tire os olhos deste post!
O que é a logística no marketplace e como funciona?
O marketplace é como se fosse um shopping dentro da internet: uma plataforma, um lugar que comporta várias lojas diferentes para a venda de produtos.
A logística no marketplace funciona da seguinte forma: no geral, como a plataforma já oferece o suporte on-line dentro do site, os fretes e o transporte dos produtos e mercadorias ficam por conta dos “sellers”, que são os vendedores das lojas parceiras da plataforma. A plataforma pode ser através de sites grandes próprios para o marketplace, mas outras lojas maiores e redes sociais já implementaram o sistema de vendas em seus sites.
Ao fazer a compra num desses sites, o cliente usufrui do atendimento especializado daquela plataforma, mas seu produto vem de uma outra loja parceira. Com isso, os lojistas das lojas parceiras são responsáveis pela entrega das mercadorias aos clientes, além de outros fatores.
Esses fatores ajudam tanto a plataforma maior quanto o lojista em diversas formas, como uma melhor visão que o cliente terá daquela loja com um feedback positivo, se a entrega chega de acordo com suas expectativas, além de aumento nos lucros. Tudo isso com um plano de estratégia na gestão da logística no marketplace. Por esses fatores, temos:
Gestão do estoque
O seller deve cuidar bem da gestão dos produtos, como reposição, armazenamento e quantidade, além de separar corretamente os produtos que foram selecionados pelos clientes. É essencial que o estoque atenda às demandas em todas as plataformas da mesma loja on-line. Uma ótima opção é utilizar integradores nos sistemas da empresa.
Status do pedido
Ter maior controle dos pedidos é primordial, desde o recebimento de pedidos até as atualizações de status da plataforma. Para cada plataforma que a loja e-commerce está disponível, mais controle deve haver através de uma integradora, que pode reunir essas informações numa única tela.
Prazos e frete
Se a empresa estipulou um prazo de entrega dentro da plataforma do site, esse prazo deve ser cumprido, independentemente se for por meio de transportadora ou tabela própria. Os valores e prazos devem sempre estar atualizados. Nos casos de a empresa não conseguir atender à alta demanda, uma ótima opção é contratar uma empresa de logística, que inclusive disponibiliza o rastreio dos produtos aos clientes.
Transporte e entrega de produtos
Como falamos acima, o seller também é encarregado da separação, do transporte e do despacho dos produtos para seus clientes. Com novos pedidos, o lojista deve agilizar os procedimentos de separação dos produtos para que não haja atrasos e que as entregas cheguem na data estipulada pelo sistema, tudo dentro do prazo informado.
Quais os benefícios da logística no marketplace?
Utilizar estas plataformas pode ser uma ótima solução para quem quer disponibilizar os produtos de uma loja on-line na internet, mas do que adianta usufruir da plataforma se não há atenção na logística no marketplace? Confira abaixo algumas características e benefícios de implementar a logística no marketplace:
Mais facilidade: além de ser uma das formas com melhor custo-benefício para vendas dos produtos, o e-commerce traz maior praticidade para a loja. Por meio do marketing que a plataforma oferece aos seus vendedores, é possível divulgar os produtos com um custo muito mais em conta e com maior alcance. Além disso, há facilidades nos métodos de pagamentos, função também liberada pelo próprio site. Pagar por vários produtos de diferentes lojas nunca foi tão fácil.
Maior visibilidade: esse tipo de e-commerce é uma das melhores soluções para lojistas que querem disponibilizar seus produtos com maior alcance e sem precisar gastar muito para isso. O seller pode ter muitos acessos naquele produto e quanto mais acessos, mais gente compra e os lucros são bem maiores. Os sites geralmente cobram uma pequena porcentagem de volta com a venda dos produtos por conta da visibilidade recebida.
Com isso, a logística no marketplace também traz às lojas aumento de vendas, aumento dos lucros, fortalecimento da marca dentro e fora do mercado e um retorno muito maior dos clientes. Afinal, se o cliente está satisfeito com o atendimento e as compras, ele com certeza retornará.
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