Logística e a reengenharia de processos: saiba como fazer
Buscando melhorar a competitividade trazendo melhorias na adequação dentro do mercado, a reengenharia logística tem um papel fundamental dentro das empresas para a otimização de processos da supply chain, conhecida também como cadeia de suprimentos.
Com isso, é possível implementar a reengenharia logística nos processos mais simples e menores e em toda a cadeia de suprimento, realizando alterações de forma parcial ou integral, de acordo com as necessidades logísticas da empresa.
Você sabe como a reengenharia de processos funciona e como ela pode ser fundamental para os processos da cadeia de suprimentos da sua empresa? Hoje você vai conferir tudo sobre a reengenharia logística e sua importância. Fique de olho!
O que é reengenharia de processos e como funciona?
A reengenharia de processos é todo um conjunto de ações visando a reorganização de processos logísticos dentro da cadeia de suprimentos, buscando uma produtividade maior com qualidade e eficiência. A partir da implementação da reengenharia de processos nas empresas, torna-se possível atingir uma alta performance de desempenho logístico, o que desencadeia em:
- mais produtividade dos setores;
- otimização e redução de custos;
- aumento significativo dos lucros;
- mais qualidade e eficiência;
- mudança do cenário atual dentro da empresa.
Como dito, a reengenharia de processos tem como função alterar, mapear e redesenhar o planejamento atual da empresa com o objetivo de aprimorar o desempenho e a qualidade, aumentar os lucros e, claro, reduzir os custos e prejuízos.
Como implementar a reengenharia de processos na empresa: conheça seus benefícios
A implementação da reengenharia logística dentro da empresa pode trazer uma série de benefícios quando colocados em prática. Afinal, por intermédio dessa reengenharia de processos, a empresa se beneficia no remanejamento dos recursos da empresa ao rever cada uso desses recursos para identificar falhas e riscos, reduzir custos e trabalhar na melhoria dos processos.
Mas como adotar a reengenharia de processos na empresa? Veja a seguir como realizar essa implementação.
Os valores da empresa devem ter como base as necessidades de seus clientes
Quando os valores de uma empresa são compatíveis com o que seus clientes buscam, torna-se muito mais fácil atender suas necessidades. Definir as missões, os valores e a visão da empresa são essenciais para isso.
Saber quais são as necessidades do cliente é um fator importantíssimo para a contribuição da reestruturação, o que resulta na melhoria da satisfação do cliente com base nos valores da empresa.
Quais os principais processos?
Por meio de softwares e sistemas, é possível acompanhar todo o desempenho de cada setor e saber o que precisa ser melhorado em cada processo. Então, é necessário redesenhar essas etapas para entregar o resultado e os valores que seus clientes buscam.
Com o redesenho dos processos realizados em ferramentas de controle, a gestão aponta falhas, documenta cada detalhe e reduz os prejuízos e desperdícios.
Equipes multifuncionais
Separar equipes e colocar limites e barreiras pode não ser uma estratégia tão boa dependendo do negócio e, com a reengenharia de processos, todo colaborador se torna responsável pelos processos.
Com a implementação dessas equipes multifuncionais, o foco é trabalhar na melhoria da integração das equipes e, principalmente, na comunicação interna da empresa, para que todas as informações sejam passadas com clareza.
Organização e gestão de pessoas
Redesenhar os processos da cadeia de suprimentos não deve ser o único ponto a ser analisado dentro da reengenharia de processos, mas também a organização e gestão de pessoas. É importante ter atenção em toda a gestão e saber o ponto de vista de cada colaborador da equipe sobre a organização do negócio.
Análise interna e benchmarking
Um dos passos primordiais para a reengenharia de processos é a análise interna, pois, com um fluxograma redesenhado, é possível identificar atividades não tão produtivas e desnecessárias para a empresa, podendo desencadear o aumento de riscos e prejuízos.
Com essa análise interna, é possível realizar o benchmarking, buscando novos meios de desempenhar essas atividades. Com o benchmarking, a empresa pode fazer comparações com suas concorrentes no mercado, por meio de diferentes pesquisas para a melhoria do desempenho.
A reengenharia de processos não apenas pode como deve ser implementada nas empresas, visando mudar a forma com que os negócios ocorrem atualmente, sendo colocada como uma reforma nos processos da supply chain. É importante analisar e verificar se há a necessidade de novos ajustes e mudanças radicais dentro da empresa e, em muitos casos, estas são mais do que necessárias.
O mercado está sempre em constante mudança e com alta competitividade, e as empresas que não acompanham essas mudanças nem realizam alterações em sua logística certamente podem ficar para trás.
A cada erro apontado dentro dos processos é possível trabalhar nos acertos e nas melhorias, destacando-se e chamando a atenção dos clientes. Mesmo com a chegada de novos produtos e concorrentes, sua empresa ainda terá mais destaque dentro do mercado ao adotar as medidas da reengenharia de processos. E então, já implementou a reengenharia logística na sua empresa hoje?
DiAvanti: uma empresa de logística que está sempre à frente
A DiAvanti é uma empresa de logística que trabalha em diversos segmentos com seriedade e foco, realizando entregas com o cuidado, a atenção, a rapidez e a segurança que você, sua empresa e seus clientes merecem. Com filiais por todo o Brasil, a DiAvanti trabalha sob diferentes licenças, tudo para garantir segurança total dos seus produtos.
Entre em contato conosco e faça um orçamento. Precisa de uma empresa de logística eficiente? Conte com a DiAvanti.
Gostou de saber sobre reengenharia de processos na logística? Confira muito mais em nosso blog e continue sempre de olho nas novidades em nosso LinkedIn. Até a próxima!