Tecnologia RFID na Logística: Como funciona?

Com o intuito de fazer com que os processos se tornem mais ágeis, organizados e eficientes, ‘inovação’ tem sido palavra de ordem em algumas empresas. E para tornar tudo mais prático, a tecnologia RFID tem sido um pilar essencial para esse avanço.

Você sabe o que significa RFID?
Trata-se da sigla vinda do inglês para Radio Frequency Identification, ou seja, identificação por radiofrequência. Essa tecnologia tem como objetivo facilitar a identificação de cada produto, tornando possível o rastreamento de cada unidade e registrando informações técnicas. Dessa forma, é possível absorver dados mais confiáveis e otimizar diversas etapas.
A implementação da tecnologia RFID na área de logística é composta por uma antena, que capta as informações, um microchip, que será responsável por captar os dados e um transponder, também conhecido como TAG, cuja responsabilidade é proteger as informações existentes.

Sabemos que RFID é uma tecnologia que rapidamente nos remete ao famoso código de barras, mas, afinal, quais as diferenças entre as etiquetas RFID e esses códigos?
Simples! Os códigos de barras, presentes em diversos produtos ao redor do mundo não fazem nenhum tipo de detecção e rastreamento dos produtos. Além disso, por serem suscetíveis a diversos tipos de danos como rasgos, possuem uma vida útil bem reduzida quando comparados às etiquetas RFID.
As etiquetas RFID proporcionam uma leitura simples, fácil e rápida, pois não é necessário haver contato com o produto. Outro fator que diferencia a tecnologia RFID do código de barras é o fato de que o sistema pode ler diversas etiquetas de forma simultânea, diferente do código de barras, que é lido apenas um por vez. Todas essas questões promovem uma logística muito mais produtiva.
Que tal conhecer um pouco mais a respeito da aplicabilidade da tecnologia RFID no setor de logística?
Caso você decida implementar a tecnologia RFID em sua empresa, é necessário conhecer um pouco mais a respeito de suas aplicabilidades, que são basicamente duas:
Controle de Estoque/Inventário
Quando as antenas responsáveis pela leitura são instaladas nas extremidades do local, é possível ter acesso a todos os produtos que entram ou saem daquela localização. Dessa forma, você terá informações atualizadas a respeito de todos os produtos que se encontram em seu armazém.
Sendo assim, há economia de tempo para realizar esse tipo de atividade que normalmente seria feito de forma manual, eliminando a necessidade de contagens periódicas no estoque e dando aos gestores maior controle em relação às ofertas e demandas.
Podemos ter como exemplo uma situação em que uma nova carga de produtos está chegando no armazém de sua empresa. Se todas as caixas estiverem com suas respectivas etiquetas RFID, basta o caminhão passar na frente das antenas para que todos os produtos sejam automaticamente contabilizados.

A aplicabilidade citada acima pode ser considerada uma vantagem, mas existe mais alguma vantagem em implementar a tecnologia RFID?
Existe! E dentre as diversas vantagens que a tecnologia RFID na área de logística nos proporciona, podemos citar:
- Agilidade no processo de expedição
- Prevenção contra falsificações e possíveis roubos
- Possibilidade de reutilização das etiquetas
- Durabilidade
- Total controle de estoque
- Gerenciamento da cadeia de abastecimento
Dentre tantas vantagens, é possível que exista alguma desvantagem na tecnologia RFID?
Sim! E essa desvantagem tem relação com a aplicabilidade desse tipo de tecnologia em equipamentos móveis, como caminhões e empilhadeiras, por exemplo. Etiquetas RFID podem ser colocadas nesses veículos e, a partir disso, as antenas que falamos anteriormente conseguem identificar quando esses equipamentos passaram por um determinado local.
Porém, a única informação que será possível ter é exatamente essa, e como esses veículos estão em constante movimentação, fica difícil saber onde estão em tempo real, por isso essa questão em específico pode ser considerada uma desvantagem da tecnologia RFID. Além disso, o custo também se torna uma desvantagem quando comparado ao sistema de código de barras.
Qual o impacto direto da tecnologia RFID na logística?
Tendo em vista a facilidade de gerenciamento que a tecnologia RFID proporciona, os colaboradores podem então focar em atividades com maior valor agregado, tendo impacto direto em todos os resultados da empresa, desde a melhoria da produtividade até o atendimento ao consumidor.

Como podemos te ajudar?
A DiAvanti é uma empresa de logística referência em qualidade e segurança no transporte de cargas. Diariamente buscamos alcançar os melhores resultados para proporcionar a você a melhor experiência no setor.
Estamos aqui para ajudar você a crescer! Ficou interessado? Então faça um orçamento.
Além disso, não deixe de acompanhar nossas constantes atualizações aqui no blog e também no Linkedin.