Tendências na logística após a COVID-19
As tendências na logística, assim como em boa parte das demais áreas, terão grande impacto para o crescimento das empresas após os acontecimentos causados pela pandemia.
Com o forte isolamento social, ainda sem uma previsão concreta para seu término, cada empresa de logística deverá se adaptar ao máximo às tendências para que não sofra mais prejuízos. Pensando nisso, separamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre as maiores tendências na área, que deverão ser adaptadas em breve!
Impactos do coronavírus aos clientes e parceiros do HUB de transporte digital
Dentre os princípios do HUB de transporte digital, podemos destacar o fator conexão! De um lado, temos empresas B2B, B2C e embarcadores com a necessidade de envio de suas encomendas, enquanto do outro, temos transportadores de diferentes categorias, como transporte de cargas, frete aéreo ou os próprios Correios.
Com tal conexão em mente, é possível elaborar uma visão ampla do mercado em decorrência dos impactos da COVID-19 na logística e no e-commerce.
Com base nas informações citadas acima e ao analisarmos questões mais técnicas voltadas a cotações, pedidos e taxas de conversão, temos o cenário de varejo virtual (e-commerce) apresentado abaixo.
Por fim, temos a seguinte conclusão:
- O consumo de calçados tem queda elevada devido a tais produtos serem utilizados, normalmente, em aglomerações ou locais públicos;
- Cresce a venda de produtos farmacêuticos, principalmente devido à necessidade de máscaras, álcool em gel e medicamentos;
- Aumento na venda de ferramentas e utensílios. Um dos fatores consiste no aumento de trabalho caseiro, em que a tendência é “fazer por si mesmo” em vez de contratar um especialista;
- Redução no consumo de móveis e eletrodomésticos por conta de restrições das transportadoras;
- Grande aumento no consumo de roupas e acessórios. Diversos fatores implicam este aumento, como frete grátis e constantes promoções para manutenção do fluxo de caixa.
Assim, ao notarmos o comportamento do mercado, é possível planejar um melhor processo logístico para sua empresa, adaptando-a às tendências.
Em meio à pandemia, quais tendências surgiram a fim de sanar os impactos causados pela COVID-19?
Dentre as principais tendências na logística, podemos citar as novas economias (ou economia criativa), que têm garantido um espaço especial no mercado, tendendo ao crescimento.
A economia criativa se baseia em recursos abundantes, que se multiplicam com o uso. De modo geral, podemos citar a tecnologia vinculada à logística, onde o não há escassez, mas sim abundância de recursos neste setor. Com isso em mente, citamos importantes tendências:
- Logística 4.0: utilizando recursos de automatização de processos, agilidade no compartilhamento de informações, digitalização de atividades e até mesmo robótica na otimização de serviços logísticos, a logística 4.0 é uma das maiores tendências na logística. Você pode conferir tudo sobre ela aqui!
- Internet das Coisas: conhecida como IoT (Internet of Things), tal internet realiza a operação entre dispositivos e sensores inteligentes. Logo, ao conectar dispositivos e máquinas a sistemas de gerenciamento centralizado, a IoT troca dados entre equipamentos e sistemas operacionais, o que facilita a gestão logística, o transporte de cargas e o controle de entregas.
- Inteligência artificial: ao gerenciar elevadas quantidades de informações, a inteligência artificial na logística acaba por cruzar dados automaticamente, o que permite maior controle na cadeia de suprimentos, de modo mais ágil, sistêmico e eficiente.
- Rastreamento de radiofrequência: com a elevada importância da rastreabilidade de produtos no transporte de cargas e toda atenção voltada à segurança na entrega de produtos, o uso de recursos tecnológicos acaba por ser indispensável neste setor.
Ao usar sinais de rádio, a tecnologia de radiofrequência permite o monitoramento da movimentação de cargas até mesmo em locais fechados, como subsolos e túneis. Além disso, vale ressaltar que tal recurso é imune a interferências dos inibidores de sinal, o que evita oscilações e facilita a gestão logística como um todo.
Além das tendências na logística citadas acima, que terão os maiores impactos durante e após o período pandêmico, reservamos também uma matéria com mais tendências da área – você pode consultar clicando aqui!
Após o fim da pandemia, quais cuidados deverão ser tomados?
Além de um devido planejamento logístico, é de extrema importância a manutenção e até reforço nos cuidados voltados à saúde, principalmente em relação às orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Primeiramente, o uso de máscaras e demais cuidados higiênicos serão de extrema importância, em destaque a proteção aos caminhoneiros. Assim, todos na empresa deverão:
- utilizar máscaras apropriadas, especialmente ao apresentarem quaisquer sintomas, como febre ou tosse;
- lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
- realizar o uso constante do álcool em gel;
- evitar cumprimentar os demais de maneira muito próxima, com abraços, beijos ou apertos de mão;
- beber bastante água e seguir as demais orientações preestabelecidas.
Já em relação aos impactos do coronavírus no transporte e logística, o ideal será adotar novas medidas e estratégias para otimização de custos na empresa! De início, seguir as tendências mencionadas no tópico anterior poderá impulsionar sua empresa neste período, deixando-a na frente da concorrência.
Precisa de ajuda? A DiAvanti está preparada apoiar sua empresa nessa nova fase que vem por aí!
Seguindo as maiores tendências na logística e visando fornecer o melhor à sua empresa, a DiAvanti está pronta para lhe ajudar no que for necessário neste período tão difícil.
Nosso objetivo é mais do que fornecer boas soluções! Prezamos pela satisfação de nossos parceiros que, no dia a dia, trabalham duro para alcançar suas metas.
Se pudermos lhe ajudar de alguma maneira, conte conosco! Para saber mais, basta acessar nossa página de contato ou conferir mais dicas no ramo logístico em nosso blog. Esperamos por você.