Unitização de cargas: o que é e como funciona?
Com o avanço da tecnologia e a necessidade de contar com a praticidade no dia a dia de empresas do setor de logística, várias estratégias foram criadas para garantir o sucesso nas ações diárias das empresas, como é o caso da unitização de cargas, oferecendo uma infinidade de vantagens, como a redução de custos e a melhoria da produtividade dos colaboradores.
Portanto, se você faz parte do time que lida diariamente com logística, acompanhe este artigo na íntegra para saber mais a respeito do assunto.
Afinal, o que é e como funciona?
Basicamente, podemos definir a estratégia de unitização de cargas como o processo de reorganização e agrupamento de produtos. Esse tipo de ferramenta logística garante a gestão unificada, tanto na armazenagem quanto no momento do transporte.
Para entender melhor, no caso da unitização no transporte, é feita a combinação de mercadorias de diversos clientes no caminhão ou contêiner, em casos de transporte marítimo, com o objetivo de evitar uma viagem com apenas meia-carga de produtos e apenas para um único cliente. Quando se trata da unitização de cargas em um armazém, ela tem sua aplicação feita como parte de diferentes operações.
Aplicação da estratégia em áreas de logística
A aplicação da estratégia de unitização de cargas acontece de forma diferente em cada área do setor de logística, porém o princípio básico continua o mesmo. Saiba a seguir como a aplicação acontece no setor de transporte e armazém.
Unitização de cargas no transporte
Antes de qualquer coisa, é importante entender que as transportadoras geralmente contam com duas modalidades de serviço disponíveis para oferecer aos seus clientes: a carga completa, na qual um contêiner ou reboque é preenchido com cargas de um único cliente, e a unitização, que acontece na junção de cargas de diversos clientes para completar o espaço do contêiner ou reboque.
No caso da consolidação de cargas, é possível garantir que envios a longas distâncias sejam mais acessíveis para as empresas menores, tendo em vista que, na maioria das vezes, essas empresas não têm alto volume de movimentação de mercadoria — sendo assim, não costumam completar todo o espaço disponível em contêineres e reboques. Devido a esse tipo de serviço, as transportadoras manuseiam de forma conjunta todas as mercadorias provenientes de clientes diferentes. Dessa forma, passa a haver a possibilidade de empresas modestas fazerem frente a custos moderados referentes ao transporte.
Quando se trata da unitização de cargas, a empresa contratante será responsável por pagar a parte do espaço ocupada por suas mercadorias na unidade de transporte. Dessa forma, fica viável à transportadora oferecer entregas com maior frequência, ou seja, o serviço final fica mais acessível e com total garantia de maior rapidez e eficácia. O único problema é que o tempo de coleta e entrega não será tão preciso quanto no caso da carga completa, pois, com o agrupamento das mercadorias, a transportadora precisará fazer um primeiro percurso para carregar os produtos dos diferentes clientes e, em seguida, já no destino, será traçada outra rota para que cada mercadoria seja entregue aos respectivos destinatários.
Sendo assim, as transportadoras atuam com faixas horárias de maneira aproximada, diferentemente da carga completa, cujo transporte é feito de forma direta do ponto A ao B, sem “interferências” ou novas trajetórias.
Unitização de cargas no armazém
Quando falamos em unitização de cargas em centro de distribuição, estamos colocando em evidência a consolidação de mercadorias de diversas origens, com o objetivo de otimizar o local de armazenagem e otimizar os pedidos de cada cliente. Com esse objetivo em mãos, fica fácil reconhecer que, quando o local de construção do armazém é decidido, aspectos como rede de distribuição e possibilidade de consolidação de cargas são considerados. É justamente a partir desse princípio que surgem os centros de consolidação urbanos, nos quais são aplicados diversos processos, por exemplo:
- Processos de recebimento de mercadorias: assim que o estoque chega, ele é dividido e classificado. Dessa forma, poderá ser integrado de forma correta às unidades de carga de acordo com sua categorização.
- Gestão de localizações: pela consolidação de mercadorias, fica fácil flexibilizar as ocupações, uma vez que se torna possível transferir o estoque de um local para outro, com o objetivo de otimizar o espaço de armazenagem.
- Operações realizadas antes da expedição: é possível extrair o estoque de vários contêineres e agrupá-los para enviar de forma consolidada, assim como é possível agrupar os pedidos de acordo com a rota ou o cliente, tendo em vista que são transportados na mesma unidade.
Conheça as vantagens da unitização
Custos operacionais reduzidos
A unitização de cargas torna possível o compartilhamento de custos de envio e armazenamento. Sendo assim, empresas que não movimentam alto volume de mercadorias podem pagar apenas pelo serviço necessário, aproveitando a sinergia entre as empresas.
Serviço de alta qualidade
A unitização de cargas significa vasto leque de possibilidades. Sendo assim, há uma melhor frequência de envios e maior abertura de rotas.
Melhor aproveitamento de espaço
Ao agrupar as mercadorias, há a maximização da ocupação do espaço. Dessa forma, o desperdício é erradicado e todos os espaços disponíveis ficam completos, tanto nos armazéns e centros de distribuição quanto em unidades de transporte.
Conheça os desafios e conte com a DiAvanti
Para garantir que essa estratégia funcione perfeitamente em sua empresa, é necessário ter coordenação e integração das operações. Para isso, ferramentas como os sistemas de gerenciamento de armazém são indispensáveis para garantir o controle total de entradas e saídas de mercadorias. Dessa forma, esse tipo de ferramenta irá registrar todo movimento de estoque e atualização do inventário, além de servir como um guia para os operadores durante suas tarefas.
Portanto, se você deseja garantir as melhores soluções de logística para a sua empresa, escolha a DiAvanti. Contamos com atendimento estruturado e que se adapta perfeitamente a cada perfil, assim como processos que garantem as soluções perfeitas de acordo com as suas necessidades.
Para se manter bem informado, continue nos acompanhando no LinkedIn e fique ligado em nosso blog. Até a próxima!