Mapeamento de processos: saiba melhor forma de fazer no setor logístico
Você sabe da importância do mapeamento de processos dentro da logística? Por mais que gestores da área não deem tanta atenção a esse ponto, acompanhar os processos de perto é fundamental.
O mapeamento de processos na logística dá um grande diferencial aos seus negócios, tornando os processos mais otimizados, aumentando a produtividade e, com isso, contribuindo na redução de custos.
Mas por que investir em mapeamento de processos logísticos? Hoje, você vai saber mais sobre a importância que o mapeamento de processos tem nos negócios. Quer otimizar os processos logísticos da sua empresa?
O que é o mapeamento de processos e como ele funciona?
Sabemos quando os negócios de uma empresa são lucrativos e com ótima produtividade a partir dos processos logísticos. O mapeamento dos processos no setor de logística realiza o planejamento exato dessas questões: detalhamento e prazo das entregas, quantidade de produtos e materiais necessários, o local da entrega e suas condições, tudo com base num custo.
O mapeamento de processos é uma ferramenta com a função de gerenciar e compreender de forma mais ampla e detalhada de todos os funcionamentos de cada etapa e setor durante os processos de produção. Nesse caso, o gestor assume o controle dessas etapas e examina cada parte, a fim de trazer melhorias aos processos existentes e adotar novas estratégias.
Além disso, dentro do mapeamento de processos, é necessário desenhar e traçar fluxos antes que as atividades sejam executadas no setor de logística. O mapeamento de processos impacta no aperfeiçoamento dos setores da logística, apontando falhas e dando oportunidade de melhorias.
Etapas do mapeamento de processos na logística
Para que o mapeamento de processos na logística funcione corretamente, há algumas etapas básicas a seguir, que auxiliam na organização, no planejamento e na estrutura de todo o negócio. Vamos conferir as etapas:
Identificação de entradas e saídas
As entradas, ou inputs, se referem a todos os recursos necessários para começar os processos logísticos, que vão de informações, detalhes e materiais aos pedidos dos clientes. No caso das saídas, ou outputs, é o produto formado assim que essas atividades são encerradas.
Fornecedores e clientes
Os fornecedores (que podem ser pessoas ou empresas) são responsáveis pelo fornecimento dos recursos e dos materiais para que se dê início às atividades. Nesse caso, é possível fornecer tanto produtos quanto informações. Já no caso dos clientes, são os que recebem os resultados de cada processo, sendo áreas dentro das empresas ou até mesmo o consumidor final.
Fluxograma processual de atividades
O fluxograma de atividades permite acompanhar e avaliar detalhadamente os processos logísticos de cada setor do começo ao fim, desenhando o funcionamento do fluxo de trabalho daquele setor.
Correções e melhorias
Nessa etapa, o avaliador consegue identificar os problemas que influenciam negativamente no fluxo das atividades daquele setor, o que facilita encontrar as causas daquele problema e os reparos necessários. Com o apontamento exato da falha, é identificada a raiz do problema e, assim, são traçadas medidas eficazes.
Planejamento de ações para mudanças no setor logístico
Sabendo qual a raiz do problema é o momento de traçar um planejamento detalhado de ações para a execução dos processos de mudanças necessárias no setor. Essas medidas devem priorizar a otimização dos serviços e suas melhorias, com redução de custos. A partir disso, é realizado um cronograma que servirá para estruturar e comportar todas essas modificações que deverão ser realizadas.
Novos processos formalizados
Após todos os processos realizados e resultados acompanhados, é necessário formalizar todas as medidas que foram tomadas com essas mudanças. É por meio de um documento chamado Instrução de Trabalho que essa etapa é realizada, visando garantir o cumprimento de todas as mudanças dos setores. Esse documento é divulgado e fica à disposição para as equipes, tornando sua consulta mais acessível.
Por que investir no mapeamento de processos na logística?
Simples: para realizar melhorias, aumentar a produtividade e minimizar os custos. Por meio do mapeamento de processos é possível identificar diferentes pontos que podem ser benéficos ou não para a empresa, além de muitos outros benefícios.
Com o mapeamento de processos, é possível:
- reduzir os custos e desperdícios;
- minimizar os atrasos;
- saber qual a raiz do problema de determinado setor para tomar medidas;
- automatizar algumas rotinas;
- ter o controle de todos os processos e o monitoramento 24h;
- deixar cada função e seu papel esclarecidos dentro da empresa;
- padronizar os processos e deixar as informações transparentes para a equipe;
- agilizar os processos e aumentar a produtividade;
- definir soluções mais eficazes de acordo com cada problema; e
- fortalecer a fidelização do cliente com a empresa, aumentando sua satisfação e os lucros da empresa.
Quando aplicada de forma adequada e correta nos setores logísticos, o mapeamento de processos se torna uma ótima solução para sua empresa, desempenhando um papel indispensável para otimização dos serviços, melhoria na qualidade e redução de custos. E para garantir a melhoria dos serviços e produtos da sua empresa, conte com uma empresa de logística séria e centrada no que faz, conte com a DiAvanti!
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